Estudo avalia as condições de trabalho dos profissionais do SUS

Estudo da UFSCar convoca profissionais de saúde do SUS para participarem de estudo sobre as condições de trabalho no cotidiano da área

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) busca profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) para participar de uma pesquisa que avalia as condições de trabalho no cotidiano exaustivo da área, principalmente após a chegada da pandemia de Covid-19.

Os profissionais interessados em participar do estudo devem preencher um formulário de responsabilidade até 30 de janeiro de 2022.

O estudo, que recebe o nome de Heroes, tem como objetivo avaliar os fatores psicossociais, características do sono com sintomas musculoesqueléticos e depressão em trabalhadores de saúde.

Para isso, os participantes da pesquisa serão contemplados com acompanhamento online durante 12 meses. Eles também deverão responder questionários sobre a situação da saúde física e mental a cada três meses. Os formulários levam cerca de 15 minutos para serem respondidos.

Projeto Heroes – O estudo começou antes do decreto de pandemia e, com a situação, os membros envolvidos na pesquisa perceberam ainda mais a importância em verificar a saúde desses profissionais em seus vários aspectos.

A iniciativa, desenvolvida por pesquisadores do Departamento de Enfermagem em parceria com o Departamento de Fisioterapia da UFSCar, foi pensada sob o ponto de vista das longas jornadas que esses profissionais desempenham e do stress constante causado pela responsabilidade com a vida dos pacientes.

Para solicitar mais informações sobre a pesquisa, os interessados podem entrar em contato com a responsável pelo projeto, Tatiana de Oliveira Sato, por meio do email tatisato@ufscar.br.

Fonte: G1 Notícias