Coren-SC repudia caso de agressão aos profissionais de Enfermagem em Tijucas

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC), junto com o Cofen – Conselho Federal de Enfermagem, repudiam o ocorrido em Tijucas, na Grande Florianópolis, na última sexta-feira (22/10). Funcionários do Posto de Saúde Dona Calina, do bairro Praça, registraram um Boletim de Ocorrência contra o vereador Écio Hélio de Melo (PP), após o parlamentar ofender parte da equipe na unidade. O Coren-SC vai acompanhar o caso e encaminhar ao Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC).
“Agredir profissionais de Enfermagem que emprestam seu trabalho, honradamente, à manutenção da vida, embasados científica e legalmente, demonstra a falta de respeito à profissão e à sociedade!”, afirmou com indignação o presidente do Coren-SC, Gelson Albuquerque.

Vereador Écio Hélio de Melo

De acordo com o Boletim, o vereador esteve no local acompanhado de um paciente e solicitou um medicamento. Porém, de acordo com os enfermeiros,  a receita entregue havia sido feita em 2016. Por conta do tempo, não possuía mais validade e não foi aceita. Com a negativa,  o parlamentar passou a ofender os profissionais, chamando-os de “vagabundos, cacalhada e mandriões”. Em outro momento, chegou a dizer que se o paciente morresse, seria responsabilidade da Enfermagem.

Outro colaborador, que também prestou queixa na delegacia, informou que o vereador  se dirigiu de forma grosseira e solicitou que uma injeção fosse aplicada no paciente. Novamente voltou a ameaçar com um processo, caso o morador viesse a óbito por falta de medicamento. Ainda no Boletim de Ocorrência,  o parlamentar foi acusado de tentar agredir o enfermeiro, sendo que os colegas de trabalho fizeram uma barreira de segurança para evitar a violência. Diante dos fatos, funcionários da unidade de saúde tiveram que expulsá-lo do prédio. No documento emitido pela Polícia Civil, o caso foi enquadrado como desacato.

A Secretaria Municipal de Saúde manifestou-se por nota da Diretoria de Integração e Comunicação Social: “A Administração Municipal de Tijucas lamenta o fato ocorrido na UBS Dona Calina nesta tarde (22) e esclarece que a atitude dos funcionários de registrarem boletim de ocorrência é um direito daqueles que se sentem agredidos ou de alguma forma ameaçados durante seu trabalho como servidores públicos”.

O presidente do Coren-SC entende que o prefeito deveria notificar à Câmara Municipal de Vereadores, para que o vereador sofresse alguma sanção, pois é grave o ocorrido. “Desrespeito à lei e às regulamentações sanitárias é crime, assim como abusar do poder com servidores em exercício profissional”, concluiu.
Veja o vídeo com a fala dos profissionais de saúde – CLIQUE AQUI
Fonte: Ascom/Coren-SC com informações do portal VIPsocial.com.br