Cofen realiza encontro sobre Inovação e Empreendedorismo em Enfermagem

Evento será realizado no auditório do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP)

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) irá realizar o I Encontro de Inovação e Empreendedorismo em Saúde e Enfermagem, voltado para o público interno do sistema Cofen/Conselhos Regionais.

“O propósito do evento é alinhar as políticas próprias do sistema, permitindo que em 2022 o Cofen e os Conselhos Regionais possam iniciar uma revolução no desenvolvimento do empreendedorismo e inovação no âmbito da Enfermagem, trazendo mais possibilidades e esperança para toda a categoria”, disse o vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos, que integra a Comissão de Inovação e Empreendedorismo na Enfermagem (CNIE).

A interface entre a Enfermagem e o empreendedorismo contribui com a melhora do sistema de saúde do Brasil. Centenas de profissionais de todo o país enxergam no empreendedorismo a chance de abrir seu próprio negócio, exercer autonomia profissional, mudar de vida e, de quebra, ajudar pacientes moradores de regiões do país que antes não contavam sequer com serviços básicos de saúde.

A coordenadora da CNIE, Marta Cristiane Pereira, destacou a relevância do fortalecimento da inovação e empreendedorismo para a categoria. “O evento tem como objetivo promover o fortalecimento da cultura em inovação e empreendedorismo na Enfermagem, com enfoque no alinhamento conceitual e operacional, visando identificar dificuldades regionais e buscar soluções alternativas para o cenário atual que limita o exercício autônomo da Enfermagem no Brasil, com enfoque em iniciativas e parcerias com os Conselhos Regionais e demais colaboradores”.

Segurança jurídica e fortalecimento institucional – O direito a empreender e ter o próprio negócio é respaldado pela Lei do Exercício Profissional (Lei 7.498/86), que assegura a autonomia do enfermeiro, e regulamentado pela Resolução Cofen 606/2019. Recentemente, a autarquia instituiu a Comissão de Inovação e Empreendedorismo na Enfermagem, formado por pesquisadores e experts no assunto, para dar apoio institucional a quem deseja seguir esse caminho.

O evento será realizado no auditório do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), no dia 16 de novembro.

Confira a programação completa:

09:00 às 10:00h – Mesa de Abertura do evento

10:00 às 12:00h – Por que inovar e empreender na Saúde, com palestrantes do SUPERA Parque de Ribeirão Preto/SP, Alex de Sousa Bertoldi e Rodrigo Caldeira Ramos

14:00 às 14:40h – Enfermagem e Empreendedorismo na era Digital: conectividade e colaboração, com Gabriela Souza de Oliveira

14:40 às 15:20h – Mesa redonda: Estratégias para inovação e empreendedorismo em saúde e Enfermagem do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, com a Comissão de Inovação e Empreendedorismo em Saúde do Cofen (CNIE)

15:20 às 16:30h – The Briefing: Momento de interação e prospecção

16:30h – Encerramento