Fórum leva debate sobre formação profissional em Enfermagem

XI Fórum dos Mestrados e Doutorados Profissionais de Enfermagem aconteceu de 9 a 11 de novembro, em formato digital

XI edição do Fórum Nacional dos Mestrados e Doutorados Profissionais em Enfermagem (Foprenf) trouxe debates de peso sobre a formação e valorização do profissional da Enfermagem para um público de 200 pessoas. O encontro gratuito, que aconteceu no formato online pelo canal do Youtube, de 09 a 11 de novembro, teve como tema “Formação profissional: implementação de melhorias na prática em saúde e enfermagem”.

Organizado pelo Programa de Pós graduação em Enfermagem (PPGENF-UFES) em parceria com o Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial (MPEA-UFF), com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o evento teve como foco o Mestrado e e Doutorado Profissional, com ênfase na formação em práticas avançadas.

Segundo Rosimere Santana, coordenadora do Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial da Universidade Federal Fluminense, os encontros proporcionaram a integração entre alunos, docentes, pesquisadores, profissionais de saúde e gestores de serviços de saúde interessados na produção e aplicação de conhecimentos e tecnologias em saúde e Enfermagem.

“O XI Foprenf é um incentivo à pós-graduação, mestrado e doutorado profissional. Por meio da troca de experiências exitosas, pesquisa em inovação e dos grupos de pesquisa e trabalho em todas regiões brasileiras, formamos profissionais do SUS e de outras instituições que atuam no atendimento à população mais carente”, explicou Rosimere.

Para Lorena Furieri, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o fórum foi uma importante ferramenta. “Os produtos e tecnologias que estão surgindo por meio dos cursos trazem uma certeza absoluta de que os profissionais farão toda a diferença nos cuidados de enfermagem”.

O conselheiro federal e membro da comissão de pós-graduação strictu sensu do Cofen, Leocarlos Cartaxo, comentou sobre a parceria exitosa entre o Cofen e a Capes nos programas de Mestrado Profissional em Enfermagem. “Temos acompanhado de forma eufórica e animadora, a qualidade dos trabalhos produzidos. O fórum tem impactado a todos nós. Ficamos surpreendidos com a ressonância e a aderência dos os produtos construídos e desenvolvidos com os projetos de pós-graduação e mestrado”.

Cartaxo também se mostrou satisfeito com as estratégias para melhorar a realidade em regiões carentes, principalmente no contexto da pandemia. “Um resultado tão positivo nos obriga a continuar a defender o mestrado profissional junto à Capes.”

Histórico – Os Fóruns tiveram início em 2011. Até o momento, foram realizadas nove edições. O I Fórum ocorreu em 2011, em Niterói/RJ; o II Fórum em 2012, em Vitória/ES, o III Fórum foi sediado em Ribeirão Preto/SP, em 2013, como objetivo de “congregar os participantes a realizar discussões sobre alguns temas principais, que suscitam ainda dúvidas entre os alunos e corpo docente destes MP”.

O IV Fórum foi novamente realizado em Niterói/RJ, em 2014. No V Fórum, realizado em novembro de 2015, em Brasília/DF, trabalhou-se com a temática: “Mestrados Profissionais em Enfermagem e suas Contribuições para o Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”. O VI Fórum de Mestrados Profissionais em Enfermagem teve como tema: “Mestrados Profissionais em Enfermagem e seu impacto no desenvolvimento profissional e institucional: a visibilidade dos Programas” foi sediado na cidade de Curitiba.

O VII Fórum ocorreu na cidade de João Pessoa, Paraíba, com o tema “Expansão e Sustentabilidade”. Em 2018, na cidade de Porto Alegre-RS aconteceu a oitava edição do evento. Em 2019, o IX Fórum de Programas Profissionais ocorreu na cidade de Ribeirão Preto- SP e sua última edição, em 2020, devido à pandemia, aconteceu pela primeira vez no formato online, com organização de UNESP de Botucatu.