Curitiba recebe plenário do Conselho Federal de Enfermagem

Durante a semana, reunião descentralizada irá congregar conselheiros federais e presidentes de regionais para a deliberação de temas pertinentes da Enfermagem

A cidade de Curitiba foi escolhida para sediar a 535ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Reunindo conselheiros federais e presidentes dos regionais de todo o país para a deliberação de temas pertinentes à profissão, a ROP é promovida com assistência do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR). Com atividades iniciadas na segunda-feira (22/11), a plenária segue até a próxima sexta-feira (26/11).

Por meio das reuniões descentralizadas de plenário, em diferentes cidades brasileiras, o Cofen busca trabalhar a interlocução com os profissionais, além de ampliar o diálogo e a integração com os regionais. A presença no Paraná busca estabelecer um olhar atento para a Enfermagem do estado e para região sul do país, que concentra um considerável percentual de enfermeiros, técnicos e auxiliares atuantes.

“Agradeço ao Coren-PR pela organização e hospitalidade. Estamos trabalhando pela atuação conjunta dos Conselhos de Enfermagem, especialmente neste momento de luta pela aprovação do PL 2564/2020 no Senado. Seguiremos empenhados em oferecer suporte visando a superação de desafios enfrentados pelos regionais e seus profissionais de Enfermagem inscritos”, declarou a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Para a presidente do Coren-PR, Rita Franz, a ROP é um compromisso dos conselhos com a Enfermagem brasileira. “É uma honra para o estado do Paraná receber o Cofen. Estivemos empenhados em oferecer todo o suporte para os conselheiros federais, pois entendemos a importância destas reuniões para a nossa o desenvolvimento da nossa profissão”, informou.

Na abertura da reunião, os presentes manifestaram contentamento quanto à definição da próxima quarta-feira (24/11) como data para votação do PL 2564/2020 pelo senado. De autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), o projeto que estabelece o Piso Salarial Nacional para a Enfermagem será pautado com os valores atualizados pela emenda substitutiva da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), que fixa um piso de R$ 4.750,00 mensais para enfermeiros; 70% deste valor para técnicos de Enfermagem e 50% para auxiliares e parteiras.Entre as pautas já deliberadas neste primeiro dia de ROP, esteve a aprovação da inclusão da informação de raça/cor no requerimento de inscrição profissional do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. “Esta aprovação representa um enorme avanço dentro da nossa profissão, especialmente em um momento em que acabamos de celebrar o Dia da Consciência Negra”, destacou Rosangela Schneider, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), solicitante do pedido de inserção.

Articulação  Fruto de uma ampla mobilização da categoria e de pactuação de consensos, a inclusão do projeto na pauta do senado atende a uma demanda histórica da categoria, que há 20 anos luta por valorização salarial. “A definição desta data é uma grande conquista, resultado de inúmeras reuniões, entendimentos e negociações, tanto com a categoria quanto com colegas líderes de partidos dentro do Senado”, afirmou a senadora Eliziane em vídeo publicado nas redes sociais.

Fonte: Ascom – Cofen