Conselheira Daniela Maçaneiro entrega homenagem in memoriam

Na tarde de 10 de dezembro, a Tesoureira Daniela Maçaneiro realizou a entrega da homenagem in memoriam do prêmio profissional de enfermagem destaque 2021 ao Sr. Valdécio Lira esposo da profissional Técnica de Enfermagem Ester da Cunha Lira. O local da entrega foi às margens da BR 101 em um posto de gasolina escolhido por ele, que com sua simplicidade marcou como ponto de encontro o meio do caminho querendo facilitar o processo já que Daniela mora em São José e ele em Sorocaba, mas não por isso tornou a entrega menos importante, pois foi escolhida a roupa pensando em fazer a melhor foto como uma forma de ficar registrado eternamente essa entrega, assim como quis logo saber onde seria publicada essa foto pois queria mostrar para a filha do primeiro casamento da Ester, a Carol.

Ele contou que ela tem 20 anos e mora em Itajaí e está sofrendo muito pela ausência da mãe. Valdécio com os olhos marejados após fazer a foto e receber a homenagem para a Ester, relatou que sempre a estimulou a se qualificar, que foi fazer o Técnico de Enfermagem pela Efos, indo trabalhar no município de Antônio Carlos onde atuou por 6 anos. Segundo ele, Ester era muito querida por todos e adorava trabalhar lá, tanto que se contaminou pela Covid-19 atendendo paciente domiciliar positivo para Covid que não queria se internar, e como Ester era muito querida por esse paciente, realizou esse cuidado.

Logo em seguida ela iniciou com dores nas costas e ficou sendo atendida na rede de Antônio Carlos, não querendo ir para o ambiente hospitalar devido ao receio da intubação. Por conta disso ela protelou ao máximo, até não ter como evitar a internação: ela mesma entrou na ambulância que ajudava a transferir os pacientes e ele viu quando ela colocou a máscara de oxigênio e saiu para o hospital. Valdécio diz que a maior tristeza foi vê-la agonizando através de vídeo chamada, com os médicos pedindo para a família interceder e convencê-la a aceitar a intubação, pois recusou até o último minuto o procedimento, até que finalmente aceitou a intubação e permanecendo até vir a falecer em 13 de abril de 2021.

Texto: Conselheira Daniela Maçaneiro