Coren-SC realiza desagravo público

No final da tarde do dia 12 de janeiro, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina realizou o ato de desagravo em favor da Técnica de Enfermagem Dionete Staudt Hadwig. A profissional recorreu a ouvidoria do Coren-SC, pois foi desrespeitada, agredida fortemente com palavras, humilhada, desmerecida em seu trabalho, com gestos em tom ofensivo em frente a colegas de trabalho e pacientes na Policlínica Municipal de Guabiruba/SC, por um médico que atua local.

Cumprindo o artigo 8 do código de ética dos profissionais da enfermagem, Aprovado pela resolução Cofen Nº 564/2017 e o artigo 5 da Resolução Cofen Nº 433/2012, o pedido de desagravo foi analisado, julgado e deferido pelo Coren-SC

Dionete destacou a importância de denunciar situações como esta, para que possamos ver cada vez menos esse tipo de conduta antiprofissional que os profissionais da enfermagem vem enfrentando. “Eu me senti muito ofendida, pois não é a primeira vez que ouço coisas do tipo, eu sou o médico você é só uma técnica de enfermagem. A gente tenta relevar, por ser uma equipe, tenta trabalhar da melhor maneira possível, mas chega um momento que não podemos nos submeter mais a essas agressões ou nosso psicológico também é afetado”.

A profissional de enfermagem destacou também a pressão que os profissionais vêm sofrendo por conta da pandemia. “ Nós estamos sofrendo com essa pandemia, trabalhando direto, o momento é delicado, todos estão com o estresse ao extremo, e quando passamos por uma agressão como essa, nós não conseguimos relevar, temos que procurar nossos direitos”.

Durante o ato, a conselheira Enfª Msc Marinês Finco, destacou a importância do trabalho em equipe e do respeito no ambiente profissional. “ É necessário que ocorra trabalho em equipe e todos os profissionais são necessários e fundamentais para que a assistência à população aconteça de uma forma segura, com qualidade e respeito, mas  para isso acontecer, o respeito deve vir de todos os lados” Destacou a conselheira.

Para assistir o desagravo: https://www.youtube.com/watch?v=vWu7FdrzOn4

 

Confira a nota do Coren-SC na íntegra:

 

NOTA DE DESAGRAVO PÚBLICO

O Coren/SC representado por sua conselheira Enfª Msc Marinês Finco, Coren-SC
160.745/Enf., em cumprimento ao Art 8º da Resolução COFEN nº 564/2017 – Código de Ética
dos Profissionais de Enfermagem e ao Art 5º da Resolução COFEN Nº 433/2012 – Dispõe sobre
desagravo público, noticia que o desagravo foi analisado, julgado e deferido na 604ª Reunião
Ordinária de Plenário do Coren-SC, ocorrida em 20/10/2021.

Com isso vem a público para desagravar a Técnica de Enfermagem Dionete Staudt
Hadwig, Coren 334.701/TE que, no exercício de sua profissão foi desrespeitada, agredida
fortemente com palavras, humilhada, desmerecida em seu trabalho, com gestos em tom
ofensivo em frente a colegas de trabalho e pacientes na Policlínica Municipal de Guabiruba –
SC pelo Srº Weslei Xavier da Silva.

O Coren-SC reafirma seu compromisso com a enfermagem e repudia vigorosamente
posturas que atentem contra o livre exercício da profissão, mantendo-se firme no sentido de
coibi-las e adotará todas as medidas que estiverem ao seu alcance para sanar estes abusos.

Florianópolis, 12 de janeiro de 2022.

PDF – Nota de desagravo publico – Dionete