Boletim BiblioCovid reúne artigos sobre variante ômicron

Saiba como acessar os artigos científicos, disponíveis online

A variante ômicron, principal cepa da 3a onda da pandemia de covid-19 no Brasil, é tema da edição de janeiro do boletim BiblioCovid. O informativo traz dez artigos científicos sobre o tema.

A chegada da variante ômicron no Brasil resultou em aumento dos atendimentos nos hospitais.  Levantamento feito pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) indica que quase 82% dos entrevistados estão atendendo mais pacientes; 41% relatam ter sofrido agressões verbais; e 33% relatam que a jornada de trabalho aumentou. Os Conselhos de Enfermagem anunciaram, nesta semana, ampliação de medidas para conter o avanço da pandemia.

O boletim, da Rede de Bibliotecas Fiocruz, é voltado para pesquisadores, profissionais de saúde, e acadêmicos, reunindo artigos atualizados sobre a pandemia. Os artigos publicados são do Portal Regional BVS (Biblioteca Virtual em Saúde (Lilacs e Medline) e, para ampliar as bases da leitura, é disponibilizada lista de termos usados para a busca.

Fonte: Ascom – Cofen