Enfermeira Catarinense cria método humanizado para coleta de exame preventivo

O exame preventivo feminino é  a forma mais eficaz  de detectar doenças como câncer de colo uterino, HPV,  ou outras doenças transmitidas por microrganismos. Segundo  dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 80% das brasileiras com idade entre 25 e 64 anos fizeram o exame preventivo dentro de um período de 3 anos até o mês de agosto de 2021. No entanto, entre as mulheres desta faixa etária, 6,1% revelaram nunca ter feito o exame preventivo, 45,1% declararam não achar necessário, 14,8% disseram não terem sido orientadas a fazer o exame e 13,1% declararam ter vergonha de fazê-lo. Outras 7,3% das entrevistadas afirmaram não ter feito o exame por dificuldades em relação ao serviço de saúde.  

Letícia em uma palestra sobre o Método Fumagalli no Amazonas

Pensando em melhorar as condições para que as mulheres façam o exame regularmente e se sintam bem em fazê-lo, a Enfermeira Catarinense  Letícia Fumagalli, que é mestranda em Gestão do Cuidado na área da Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), criou um novo método para a coleta de exames preventivos, que foi batizado com o seu  o sobrenome, chamado de  Método Fumagalli de Preventivo Humanizado.

O método Fumagalli foi desenvolvido para que as mulheres sejam atendidas de forma integral, digna e humanística, para isso a Enfermeira usa materiais de demonstração, como seios e vulvas artificiais para explicar como funciona o exame para as pacientes, músicas para que elas relaxem, vestimentas com frases motivacionais, aromatizantes e o bom e velho sorriso no rosto.  

A criadora do método, diz que ele nasceu do seu inconformismo. “O método saiu do inconformismo que eu sentia ao atender pacientes que quando questionadas sobre a data do último preventivo elas me respondiam uns 5 anos (por exemplo) e eu perguntava, mas por que não voltou fazer o exame em menos tempo? E elas respondiam que haviam sofrido, sentido dor, e tinham sido maltratadas com grosseria e desprezo quando fizeram o último exame preventivo”. 

Letícia iniciou sua pesquisa em 2019, elaborando um questionário sobre os exames preventivos e anotando as respostas das pacientes. Com base nos resultados extraídos de sua pesquisa, o método foi elaborado e já  está sendo aplicado em pacientes  na cidade de Videira-SC,  onde as enfermeiras foram capacitadas e utilizam o protocolo municipal, que é similar ao método, como explica Letícia “Elas foram capacitadas e utilizam o protocolo municipal que fizemos justamente para ter um atendimento similar, mas ele não é totalmente igual, a diferença está apenas nos materiais usados ”.  Segundo os dados do Ministério da Saúde referentes a cidade de Videira, desde o ano de 2019 a procura pelo exame preventivo teve uma alta de 117%. 

 

Dados do município de Videira-SC

Dados do município de Videira-SC

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto- Estagiário de jornalismo- Jucelino Filho
*sob supervisão do assessor de comunicação- Marcus Vinícius