Fórum dos Conselhos de Saúde debate qualidade dos cursos

Grupo pretende dialogar com o MEC e os parlamentares para combater a proliferação dos cursos e o baixo nível do serviço prestado à população

Na manhã desta terça-feira (1º/2), a Comissão de Educação do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS) deu início a agenda de 2022. O grupo abriu a primeira reunião do ano com o debate sobre a formação na área da saúde em cursos presenciais com qualidade para atender a população.

A nova coordenadora da comissão, Dorisdaia Humerez, deu as boas-vindas aos representantes dos conselhos, destacando o desafio que a comissão enfrentará. “Foi uma honra receber o convite para coordenar essa comissão que luta pela qualidade da educação na área da saúde. Devido a circunstancias políticas, econômicas e ao cenário pandêmico, será uma caminhada difícil, mas tenho convicção de que faremos um trabalho muito importante”, disse.

O FCFAS reconhece a necessidade da plena formação profissional estabelecida nas diretrizes curriculares nacionais de cada curso de graduação da área da saúde, incluindo a valorização de atividades práticas efetivas e de estágios supervisionados realizados em situações reais de trabalho, não sendo permitido o cumprimento não presencial das horas de estágio.

“Não existe ensino híbrido nem semipresencial, a legislação do Ministério da Educação (MEC) só reconhece duas modalidades de ensino: presencial e a distância. Semipresencial nada mais é que um curso a distância com realização de uma carga horária muito fraca de visitas técnicas. Temos o dever de nos posicionar diante desse desmonte da educação”, avalia a coordenadora.

Primeira reunião do ano debateu cursos híbridos na saúde

Dentre as estratégias que estão sendo analisadas, o grupo estuda abrir diálogo junto ao Ministério da Educação e aos parlamentares, para combater a proliferação dos cursos e o baixo nível do serviço prestado à população.

Estiveram presentes na reunião os membros da comissão Dorisdaia Humerez (Cofen), Alceu Pimentel (CFM), Glória Boff (CFMV), Jozélia Duarte (CFF), Lilian Bricarelho (CFN), Vanille Pessoa, Orlenne Veloso (Cofen) e Carlos Eilert (CFEF).

Sobre o FCFAS – O Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde (FCFAS) é uma organização criada com o objetivo reunir os Conselhos Federais de Saúde, em forma colegiada, para debaterem pautas voltadas aos profissionais que eles representam.

A comissão representa 14 conselhos profissionais e faz as proposições para a área da educação em todas as formações. São integrantes do fórum as seguintes profissões: Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Serviço Social, Técnicos em Radiologia, Biologia, Biomedicina, Educação Física, Fonoaudiologia e Nutrição.

Fonte: Ascom – Cofen