Após análise econômica, PL do piso pode ir direto para votação da Câmara

Após a reunião, deputado relator, Alexandre Padilha (PT/SP), apresentou cronograma de trabalhos de GT

Com a definição do impacto orçamentário do PL2564, um pedido de urgência será apresentado pelo relator

O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que analisa o impacto econômico da proposta que institui o piso nacional da Enfermagem vai concluir seus trabalhos até o próximo dia 25. Segundo o relator da matéria, deputado Alexandre Padilha (PT-SP), isso deve permitir que o projeto seja votado logo em seguida pelo plenário da Câmara.

Segundo o rito definido pelo presidente da casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), a proposta ainda dependeria da análise de quatro comissões, antes de ir ao plenário. Entretanto, segundo Padilha, a ideia é que, assim que for definido o impacto econômico do piso, um pedido de urgência seja aprovado.

“Muitos estudos trabalham com o dado de que a gente tem 2,6 milhões profissionais de Enfermagem ativos no Brasil. O próprio Dieese já fez um levantamento que mostra que não são 2,6 milhões, mas 1,2 milhão”, destacou o relator. Segundo o deputado, após mostrar que é economicamente viável, não restará mais nenhum empecílio à valorização da categoria.

Para a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, a categoria precisa continuar unida, mobilizada e perseverante, pois a chance de aprovação do piso é real. “Temos o apoio de todas as deputadas e dos deputados que fazem parte do grupo de trabalho. A cada dia, conquistamos o apoio público de mais parlamentares. Estamos avançando e acredito que podemos chegar a essa conquista”, destaca.

Fonte: Ascom – Cofen