Coren-SC e Prefeitura de Florianópolis assinam Termo de Cooperação Técnica sobre protocolos de enfermagem

Na tarde desta segunda-feira (15), o presidente e a vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC), Gelson Albuquerque e Maristela Azevedo estiveram na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis para assinar um termo de cooperação técnica que reafirma a utilização dos protocolos de enfermagem em Florianópolis e em Santa Catarina. Essa parceria entre SMS e Coren-SC existe desde 2016, e agora foi renovada por mais cinco anos.

Secretário Municipal de Saúde, Carlos Alberto Justo da Silva, e o Presidente do Coren-SC, Gelson Albuquerque, estiveram na reunião

O protocolo tem 6 volumes e trata sobre importantes assuntos como a demanda espontânea do atendimento ao adulto, infecções sexualmente transmissíveis, outras infecções como dengue e tuberculose, saúde da mulher, saúde da criança e cuidado de pessoas com feridas. Com o protocolo, os enfermeiros ganham mais autonomia no atendimento clínico e respaldo em atendimentos como pré-natal de baixo risco, atendimentos de IST, demandas espontâneas de crianças e adultos. Além disso, possibilita que esse(a) enfermeiro(a) solicite um exame, preescreva medicamentos, atendimento, desde que esteja dentro do protocolo.

Estavam presentes na ocasião, além do Secretário Municipal de Saúde de Florianópolis, Dr. Carlos Alberto Justo da Silva, os enfermeiros responsáveis pela sistematização de assistência do Município de Florianópolis, coordenados pela enfermeira Elizimara Ferreira Siqueira. Conselheira do Coren-SC, Sandra Regina da Costa explica o peso dessa parceria.

Esse protocolo é importante para os enfermeiros, mas muito mais importante para a população. O(a) Enfermeiro(a), através da sua consulta clínica, abre o acesso podendo ser resolutivo com várias demandas do usuário que não precisem passar pelo médico — disse.

O protocolo foi assinado em Florianópolis, mas abrange também os demais municípios de Santa Catarina. Os técnicos e enfermeiros de Florianópolis, por meio dessa parceria, levam essas práticas da atenção básica para todos os municípios de Santa Catarina. Assim, profissionais da enfermagem de todas as regiões são treinados pelos enfermeiros da SMS.

 Hoje são 205 municípios catarinenses treinados, e queremos alcançar em breve os 100%. Aquelas cidades menores, que não tem protocolos próprios, podem usar esse protocolo que é referenciado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) — explica Sandra.