Encontro Estadual reúne Enfermeiros RTs na FURB, em Blumenau

Enfermeiros Responsáveis Técnicos de toda Santa Catarina iniciaram um encontro presencial no Auditório do Bloco J da Universidade Regional de Blumenau (Furb), na manhã desta quinta-feira (19). O encontro tem o objetivo de aproximar os profissionais e debater temas como as boas práticas no exercício da Responsabilidade Técnica na Enfermagem em serviços de saúde e a responsabilidade legal desses profissionais.

O encontro, realizado em Blumenau, também tem transmissão ao vivo para todo o Estado. Para os participantes online, há possibilidade de interação por meio de chat ao vivo. Para participar presencialmente ou assistir a transmissão online, os Enfermeiros deverão se inscrever no link semanadaenfermagem2022.online

Como parte da programação, a manhã iniciou com uma apresentação do Presidente do Coren-SC, Gelson Albuquerque. Gelson falou sobre a estrutura do Conselho, os projetos Coren-SC + Perto de Você e Conselheiro Presente e sobre a atuação da autarquia nos trabalhos de fiscalização e registro e cadastro e profissionais.

Gelson falou também sobre as lutas políticas da Enfermagem, e sobre o andamento do Projeto de Lei 2564/2020, que institui o Piso Nacional Salarial da Enfermagem:

“O Projeto com maior apoio da história do Projeto Nacional. São mais de 1 milhão e 200 mil apoios no PL 2564. Eles sabem que a sociedade está do nosso lado. 70% da Enfermagem ganha abaixo daquele piso. O salário dos enfermeiros e técnicos de Santa Catarina é uma tragédia”

Na sequencia, o professor da Unicamp Mauro Campos. Mauro é Secretário do Coren-SP  apresenta a palestra com o tema: “O Coren como órgão de regulamentação, fiscalização, apoio, defesa e proteção da Enfermagem”.

Maratona Fotográfica

Como parte das atrações da Semana da Enfermagem 2022, o Coren-SC vai promover uma maratona fotográfica, que tem como objetivo retratar a vida do profissional de enfermagem, que sob o seu olhar, nos mostrará sua pluralidade, registrando momentos de sua vida pessoal, seu trabalho, seu lazer e momentos que expressam o seu dia a dia. A ação também é voltada para profissionais de Enfermagem e estudantes da área.

Para participar da Maratona Fotográfica do Coren-SC, alusiva á Semana da Enfermagem 2022, o participante, profissional e estudante de enfermagem deverá publicar uma foto, acerca do tema proposto para cada dia da Maratona, em seu perfil pessoal do Instagram (feed ou stories) em modo público. O profissional deverá utilizar a hashtag específica para a Maratona: #maratonafotograficacorensc2022 , a hashtag do tema do dia e marcar o @corensc no Instagram. Atenção! Não serão repostadas as fotos que não atendam ao tema proposto para a data, que contenham o nome/logo dos locais/instituições de trabalho e ensino e fotos com pacientes.

Serão 9 dias de maratona. De 12 a 20 de maio, e para cada dia de atividade será proposto um tema, bem como, uma hashtag específica. As fotos serão repostadas nas redes oficiais do Coren-SC.