Abertura do XII SEMAD ressalta o orgulho de ser Sistema Cofen

O trabalho no Sistema Cofen/Conselhos Regionais exige o comprometimento com a boa gestão, a sociedade e os mais de 2,6 milhões de profissionais da Enfermagem brasileira. Fruto deste compromisso e da atuação permanente de gestores, conselheiros e empregados públicos, os Conselhos de Enfermagem são referências na administração pública e na defesa dos interesses da categoria. Buscando fortalecer este protagonismo, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) deu início, nesta terça-feira (28/6), à décima segunda edição do Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselho Regionais de Enfermagem (SEMAD).

O evento está sendo realizado com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) e reúne até o fim da semana conselheiros, assessores, empregados e colaboradores do sistema para palestras e mesas redondas focadas na capacitação e no aperfeiçoamento da governança e dos processos administrativos. Mais do que isso, a programação busca evidenciar a importância dos conselhos no desenvolvimento da Enfermagem e exaltar o orgulho em representar a maior força da saúde no país.

“É necessário sempre aprimorar o conhecimento, otimizar processos e trabalhar buscando a excelência”, declarou presidente do Cofen

A presidente do Cofen, Betânia Santos, deu as boas-vindas aos seminaristas e abriu os trabalhos do XII SEMAD. “É preciso que haja sinergia e integração entre os nossos setores, bem como a capacitação contínua dos nossos empregados. É necessário sempre aprimorar o conhecimento, otimizar processos e trabalhar buscando a excelência. Espero que a troca de conhecimento e de boas práticas ao longo desta semana contribuam para que continuemos fazendo do Sistema um exemplo na gestão pública a ser seguido por todos os conselhos profissionais.“, destacou.

O XII SEMAD marca a retomada do evento no formato presencial após três anos. A última edição presencial foi promovida em 2019, antes da pandemia. No último ano, para garantir a segurança dos participantes, o evento ocorreu em formato virtual. Em 2022, o seminário inova ao contar com transmissão on-line para todo o país através da multiplataforma CofenPlay.

Abertura contou com participação da classe política maranhense

O secretário interino do Coren-MA, Tardelly Sipaúba, não escondeu a emoção em sediar o seminário. “Estamos imensamente felizes por sediar este belíssimo evento que contribui diretamente para o fortalecimento do sistema neste momento histórico para a Enfermagem. Espero que nestes próximos dias possamos continuar aprendendo e trabalhando pela defesa da categoria que tanto faz pela saúde do Brasil”, frisou.

A abertura do XII SEMAD também contou com a apresentação cultural do grupo local Tambor de Crioula e com presença da classe política maranhense, representada pelo deputado estadual Márcio Honaiser e pelo vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, Gutemberg Araújo. “Que este seminário administrativo seja um momento de discussão e de muito trabalho em prol da Enfermagem. Desejo a todos um evento de sucesso”, disse Márcio. “Não tenho dúvidas de que este evento será extremamente profícuo e fundamental para a otimização dos processos administrativos do Cofen e de todos os regionais”, evidenciou Gutemberg.

“Enquanto governo estadual, ficamos lisonjeados em receber um evento deste porte. O Seminário Administrativo fortalece não apenas o trabalho interno, mas também toda a Enfermagem”,  salientou Mayrlan Avelar, enfermeira e superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde.

Ao fim da abertura, o chefe de gabinete da presidência do Cofen, Magno Guedes, apresentou a palestra “Orgulho de ser do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem”. “É preciso que sigamos coesos, comprometidos e extremamente identificados com nossas finalidades e funções, procurando bem servir àqueles que dependem de nós, os profissionais da categoria. Somente assim podemos nos orgulhar do que fazemos”, afirmou.

Mesa redonda sobre arrecadação e despesas encerrou primeiro dia do XII SEMAD

Em seguida, os participantes puderam acompanhar a mesa redonda “Despesas e Arrecadação: Desafios para uma Gestão de Alta Performance”, apresentada pelo conselheiro federal Wilton Patrício, pelo chefe do departamento Financeiro, Michel Figueiró e pela chefe da Divisão de Orçamento e Empenho, Luciana Gaúna. “Deve sempre existir um alinhamento de propósitos entre as chefias e os seus funcionários para que a alta performance se torne uma realidade. Comunicação assertiva e escuta ativa são palavras de ordem”, destacou Luciana.

“Esta mudança na perspectiva do mercado está impactando diretamente os setores financeiros dos conselhos, nossas despesas e nosso trabalho”, informou Michel. “A arrecadação de despesas é o equilíbrio das nossas finanças. Conduzir um conselho não é nada fácil, pois o maior desafio de um gestor é gerir com eficiência sempre buscando a redução dos custos. É importante planejar, ter rigor financeiro e traçar estratégias”, assegurou Wilton.