Enfermeira de SC participa da elaboração de e-book sobre o trabalho da enfermagem em pessoas com diabetes

A Enfermeira catarinense Rosilei Teresinha Weiss Baade é uma das autoras de um livro digital direcionado aos enfermeiros da atenção primária à saúde (APS) buscando qualificar o cuidado às pessoas com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) nas consultas de enfermagem. A publicação da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) busca sistematizar as ações de enfermagem que contribuam para a promoção e a proteção da saúde, prevenção de agravos, recuperação, reabilitação e manutenção da saúde de pacientes com a doença.

Rosilei é enfermeira há 26 anos e possui um vínculo muito forte com o tema. Ela atua no ambulatório especializado em diabetes da Secretaria Municipal de Saúde de São Bento do Sul, no Norte do Estado. A enfermeira explica que o processo de elaboração do e-book foi longo, porém muito recompensador:

“O e-book levou cerca de dois anos para ser produzido, com profissionais de enfermagem de diferentes locais do país. Desde 2020, esse grupo da SBD começou a pensar em várias práticas pra melhor o cuidado de enfermagem de quem tem diabetes e chegamos nesse resultado incrível. Eu fico muito feliz de participar de um projeto tão importante e que vai ajudar profissionais de todo o país”.

Um dos aspectos importantes do e-book é o foco no acompanhamento e na sistematização da consulta de enfermagem da pessoa com diabetes. Agora, o material se torna referência, padronizando e qualificando o atendimento deste público.

“Com uma publicação tão completa, conseguimos deixar o profissional mais especializado. Ele vai saber com mais detalhes quais cuidados ele vai precisar ter com os diferentes tipos de pessoas que têm a doença. Além disso, para o paciente também melhora a qualidade da atenção que ele irá receber qualquer ponto que ele esteja, porque o atendimento se torna sistematizado”, completou.

CLIQUE AQUI E ACESSE A PÁGINA DA PUBLICAÇÃO