Live de aniversário celebra sanção do Piso Salarial e legado de 47 anos do Coren-SC

Nesta quinta-feira (4), o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) realizou uma live em seu canal no YouTube em comemoração ao aniversário de 47 anos da entidade. O evento online foi mediado pela vice-presidente interina do Coren-SC, Sandra Regina da Costa, que destacou a importância história do dia 4 de agosto de 2022 para a Enfermagem brasileira.

“Não poderia ser mais simbólico essa data de 4 agosto, aniversário do Coren-SC, também ser o dia em que foi sancionado o Piso Salarial da Enfermagem. Nessa live, estamos celebrando a história do Conselho que, como vocês poderão ver nas apresentações dos presentes, sempre esteve atrelada à luta por esse Piso Salarial”, destacou.

A live contou com a participação de três ex-presidentes do Coren-SC e da atual presidente interina do Conselho, que fizeram um breve balanço de suas gestões e destacaram a importância e o legado construído pelo Coren para a enfermagem catarinense. Confira algumas falas:

• Denise Pires – (2008-2011)

“Primeiro gostaria de dizer que hoje é um dia histórico. Temos um Piso Salarial nacional da Enfermagem. Desde 2008, já estávamos realizando um trabalho unificado com outras entidades da classe da Enfermagem pra conquistar essa vitória. Lá em 2008 trabalhamos para desenvolver um trabalho qualificado e que seja útil e reconhecido pela sociedade. Pra isso precisávamos garantir a formação e possuir representações perante a sociedade. Enfrentamos uma crise de legitimidade e gerava dúvidas e insatisfação da categoria e felizmente conseguimos reverter esse quadro.”

•  Felipa Amadigi – (2012-2014)

“Foram anos importantes de luta na enfermagem catarinense. Temos que levar o Coren-SC sempre mais perto dos trabalhadores. Esse foi o nosso foco e fico feliz que conseguimos ver isso hoje. Investimos em transparência e trabalhamos na luta da enfermagem. Foram muitas mobilizações. Se hoje conseguimos uma vitória como essa do piso salarial, se dá também por conta desse movimento que fizemos naquela época.”
  •  Helga Bresciani – (2015-2020)

“Acreditamos que um sonho que se sonha coletivamente se torna realidade. A gente aprende na enfermagem que não podemos ficar parados. Realizamos um trabalho diuturno para fazer a gestão dessa autarquia e ao mesmo tempo lutar com as outras entidades para a valorização da Enfermagem no Brasil. Estamos felizes com a sanção, mas vamos ficar ainda mais quando esse piso começar aparecer na folha salarial de cada profissional de enfermagem. Na nossa gestão, buscamos trabalhar para ampliar e garantir a autonomia dos enfermeiros, algo que estava muito em voga na época. Outro pilar da nossa gestão, foi descentralizar os serviços e tornar o Coren-SC presente em todo o Estado de Santa Catarina.
  •  Maristela Azevedo – (2021-2023)

“O dia amanheceu bonito por conta da nossa comemoração de aniversário. Agradecemos aos empregados pela dedicação nesses 47 anos. Em nossa atual gestão, buscamos ter representação de todas as regiões de Santa Catarina e dessa forma estamos conseguindo chegar cada vez mais próximos dos profissionais. Aliás, o Coren-SC se modernizou também com esse intuito. Fico feliz pela presença das gestões anteriores e somos muito gratos pelo trabalho que foi realizado ao longo dos anos. Esse trabalho que foi fundamental para hoje conseguirmos essa conquista importantíssima e histórica que foi o Piso Salarial.”

ASSISTA A LIVE NA ÍNTEGRA: