Conferência de Enfermagem em Lages aprova 32 propostas para etapa Estadual

Nesta terça-feira (30) o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) realizou a 1ª etapa da  2ª Conferência de Enfermagem de SC. A etapa foi realizada em Lages, no campus da Unifacvest.

Ao todo foram aprovadas 32 propostas que irão para discussão na Etapa Estadual, que será realizada em Florianópolis nos dias 22 e 23 de novembro. Também foram eleitos 11 delegados que irão até a Capital para defender as propostas.

“Ficamos muito felizes em retomar esse projeto que havia sido paralisado em 2020 por conta da pandemia. Presenciamos um debate muito saudável e construtivo onde foram propostas ideias que podem beneficiar muito os profissionais da Enfermagem”, destacou a presidente interina do Coren-SC, Maristela Azevedo.

 

A CONFERÊNCIA

O evento foi iniciado com o credenciamento dos participantes e os discursos dos representantes na mesa. Posteriormente, a presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, fez a leitura do regulamento e do regimento da 2ª Conferência de Enfermagem de SC.

O evento prosseguiu para a leitura e a apresentação do Documento Norteador, realizado pelas membras da Comissão Organizadora da Conferência, Rosani Machado Ramos, e Felipa Amadigi.

“O mundo está diferente do que era quando iniciamos esse projeto em 2019. O piso salarial, por exemplo, era um sonho muito distante. Hoje, os desafios são outros, mas ainda assim enormes, e por isso é tão importantes estarmos aqui para discutir o futuro da enfermagem”, ressaltou a coordenadora de Comunicação e Informação da Conferência, Felipa Amadigi.

 

EIXOS NORTEADORES

Após a leitura do Documento, os participantes foram divididos em 3 grupos de trabalho. Cada grupo era responsável por discutir sobre 2 eixos norteadores e apresentar propostas para cada eixo. As 10 propostas mais bem avaliadas em cada eixo foram apresentadas na Plenária Final. Os 6 eixos norteadores são:

  1. Os Desafios da Enfermagem para Assistência com qualidade;
  2. Formação da Enfermagem;
  3. Papel Social da Enfermagem;
  4. Dimensionamento dos Profissionais de Enfermagem;
  5. Sistematização da Assistência de Enfermagem;
  6. Compromisso Ético da Enfermagem.

 

PLENÁRIA FINAL

Depois de discutir as propostas nos grupos de trabalho, as ideias foram apresentadas na Plenária Final. Em cada eixo, foram aprovadas propostas para a Etapa Estadual, totalizando 32 propostas. Também foram eleitos 11 delegados (6 enfermeiros e 5 técnicos de enfermagem) que irão defender essas ideias na Etapa Estadual.

“Foi um momento muito especial. Ficamos felizes com a participação dos profissionais e estamos ansiosos para as próximas etapas. Queremos ver as contribuições de cada região e temos certeza que isso irá ajudar a melhorar o exercício profissional da enfermagem em Santa Catarina e também no Brasil”, destacou a vice-presidente interina do Coren-SC, Sandra Regina da Costa.

 

PRÓXIMAS ETAPAS

Na semana que vem, nos dia 6 e 8 de novembro, serão realizadas mais duas etapas: São Miguel do Oeste e Chapecó, respectivamente. Ao todo, serão 8 etapas regionais. As inscrições estão disponíveis no site do Coren-SC.

As propostas mais votadas serão posteriormente levadas para a Conferência Estadual, onde passarão por um debate final, sistematizadas e transformadas em um relatório oficial, ajudando a nortear as futuras políticas para a categoria no Estado de Santa Catarina.

Confira fotos da 1ª Etapa das Conferências de Enfermagem 2022, em Lages: