Conferência de Enfermagem em Chapecó aprova 43 propostas para etapa Estadual

Nesta quinta-feira (8) o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) realizou a 3ª etapa da 2ª Conferência de Enfermagem de SC. A etapa foi realizada em Chapecó, no campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Assim como em São Miguel do Oeste, nesta etapa, a diretoria do Coren-SC aproveitou o momento para contextualizar a situação do piso salarial, suspenso pelo Supremo Tribunal Federal. A presidente interina do Coren-SC, destacou a importância da enfermagem se manter mobilizada para reverter a decisão e participar das manifestações da sexta-feira (9).

“É muito importante que a gente marque presença na frente dos hospitais, clínicas e instituições de saúde para reivindicarmos a suspensão dessa decisão do STF. O Piso Salarial é um direito conquistado pela nossa categoria e assim como fizemos para aprová-lo, iremos lutar para mantê-lo”, reforçou Maristela.

A CONFERÊNCIA

O evento foi iniciado com o credenciamento dos participantes e os discursos dos representantes na mesa. Posteriormente, o evento prosseguiu para a leitura e a apresentação do Documento Norteador, realizado pelas membras da Comissão Organizadora da Conferência, Rosani Machado Ramos, e Felipa Amadigi.

“Não queremos ser reconhecidos como anjos ou heróis, mas sim como pessoas que querem seu reconhecimento com um salário digno e condições de trabalhos adequadas para continuarmos exercendo nossa profissão. São essas e outras questões que estamos discutindo hoje”, ressaltou Rosani.

Após a leitura do Documento, os participantes foram divididos em 6 grupos de trabalho. Cada grupo era responsável por discutir sobre um eixo norteador e apresentar propostas para cada eixo. As propostas mais bem avaliadas em cada eixo foram apresentadas na Plenária Final. Os 6 eixos norteadores são:

1. Os Desafios da Enfermagem para Assistência com qualidade;
  2. Formação da Enfermagem;
  3. Papel Social da Enfermagem;
  4. Dimensionamento dos Profissionais de Enfermagem;
  5. Sistematização da Assistência de Enfermagem;
  6. Compromisso Ético da Enfermagem.

PLENÁRIA FINAL

Depois de discutir as propostas nos grupos de trabalho, as ideias foram apresentadas na Plenária Final. Em cada eixo, foram aprovadas propostas para a Etapa Estadual, totalizando 43 propostas. Também foram eleitos 11 delegados (6 enfermeiros, 3 técnicos de enfermagem e 2 observadores) que irão defender essas ideias na Etapa Estadual.

“Momento inédito, em 15 anos de enfermagem nunca vi um evento desses exclusivo para a categoria. Um momento singular para a profissão e fico muito feliz em ver a presença de todos aqui, pois temos a responsabilidade de levar ao conhecimento de todos a importância da nossa profissão”, destacou a Coordenadora de enfermagem da Secretaria de Saúde de Chapecó, Carise Fernanda Schneider.

A próxima etapa das Conferências será a da região de Florianópolis, que deve ser realizada no Centro Multiuso em São José, no dia 21 de setembro. As inscrições estão disponíveis no site do Coren-SC.

As propostas mais votadas serão posteriormente levadas para a Conferência Estadual, onde passarão por um debate final, sistematizadas e transformadas em um relatório oficial, ajudando a nortear as futuras políticas para a categoria no Estado de Santa Catarina.