Sexta-feira é marcada por mobilização nacional pelo Piso Salarial da Enfermagem

Nesta sexta-feira (9), ocorreram pelo País diversos protestos pela anulação da suspensão do Piso Salarial da Enfermagem. Em Santa Catarina, a mobilização aconteceu em várias cidades como Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, entre outras.

A data da mobilização nacional não foi escolhida à toa. A sexta-feira, 9 de setembro, também marca o início do julgamento da decisão liminar do juiz Luís Roberto Barroso. O debate deverá ir até (16/09), isso se nenhum magistrado pedir vistas ou destaque.

MOBILIZAÇÃO EM FLORIANÓPOLIS

A maior mobilização em Santa Catarina aconteceu em Florianópolis. Os profissionais de Enfermagem se reuniram no trapiche da Beira-Mar Norte e, segurando cartazes e gritando palavras em defesa da categoria, partiram rumo ao Largo da Alfândega. Pelo trajeto, foram aplaudidos e receberam apoio de toda a população. Cerca de 500 pessoas estiveram no ato, segundo a Polícia Militar de Santa Catarina.

Técnicas de enfermagem de Palhoça, Sandra Conceição e Fabiana Rosário estiveram no ato e comentaram sobre a mobilização:

— É muito bom ver a população apoiando nossa luta, batendo palmas e buzinando em apoio ao protesto. Na hora que a população precisou de nós, durante os últimos anos, nós sempre estivemos lá, assim como sempre estaremos —  disse.

Durante a manifestação, Sindicatos Municipais, Coren-SC e demais entidades da Enfermagem realizaram uma Assembleia Geral Unificada. Foram definidas as pautas:

• Revogação da medida cautelar expedida pelo Ministro do STF Luís Roberto Barroso;
  • Revogação das demissões nas unidades onde houve;
  • Manifestação nos locais onde houve demissões de profissionais de Enfermagem em decorrência da aprovação do Piso Salarial

— Durante a aprovação do Piso seguimos todos os trâmites para que ele fosse Constitucional. Agora, vamos às ruas cobrar e mostrar nossa indignação contra essa decisão. O Piso Salarial da Enfermagem é um direito que dá dignidade aos trabalhadores que estiveram na linha de frente durante toda a pandemia, e iremos lutar pela manutenção desse direito —  destacou a presidente interina do Coren-SC, Maristela Azevedo.

Carlos Borges, Presidente da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Catarina (FETESSESC) também se manifestou durante a tarde desta sexta-feira: “É muito importante esse ato. A nossa organização precisa ser demonstrada. Foi assim que conquistamos a aprovação do projeto.”

A manifestação foi promovida por diversas entidades como o Coren-SC, SindSaúde/SC, CUT/Confetam/Fetram, Sintramubi (Biguaçu), Sintram (São José), Sintrasem (Florianópolis) e a FETESSESC.

Confira mais imagens do ato desta sexta-feira: