Discussão sobre o Piso Salarial, atrações culturais e troca de experiências; Chega ao fim o 24º CBCENF, em Fortaleza

Encerrou nesta quinta-feira (15) o 24º CBCENF (Congresso Brasileiro de Conselhos de Enfermagem), realizado no Cento de Eventos do Ceará, em Fortaleza, desde a última segunda-feira (11). O evento reuniu mais de 9 mil congressistas presentes e mais 19 mil pessoas inscritas no formato híbrido, com atividades presenciais transmitidas online para todo o Brasil através da plataforma Cofen Play.

A programação completa trouxe mesas redondas, palestras, lançamentos de livros, apresentação de trabalhos de diversas outras experiências para Conselheiros, assessores, profissionais e amantes da Enfermagem.

O 24º CBCENF aconteceu em um momento histórico para a profissão, de valorização e reconhecimento, com a aprovação da Lei do Piso Salarial, fruto de ampla mobilização e diálogo. E também de muita apreensão, com a liminar que suspendeu, por 60 dias, a aplicabilidade da lei, frente à pressão das entidades patronais.

Lei do Piso Suspensa

Nesta quinta-feira (15), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para manter a suspensão da lei que criou o piso salarial dos profissionais de enfermagem. Com o voto do ministro Gilmar Mendes, o placar ficou em 6 a 3 contra a enfermagem, e o piso seguirá suspenso por 60 dias. Agora, o Congresso Nacional e o Poder Executivo precisam encontrar alternativas mais concretas visando o impacto financeiro da medida e as fontes de dinheiro para pagar as despesas do Projeto de Lei

“A Enfermagem está em luta e assim permanecerá”, afirmou a presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Betânia Santos.  A presidente também pediu uma salva de palmas ao Congresso Nacional e os dirigentes dos Conselhos Regionais, pela união na luta pelo piso. “Venceremos mais essa batalha”

Coren-SC + Perto de Você

Cada Conselho Regional teve direito a um estande para apresentar características do seu estado, com comidas típicas, vídeos ou até ações realizadas pelos Corens. Santa Catarina apresenta o projeto Coren-SC + Perto de Você, inciado no segundo semestre de 2021 e que tem como objetivo ofertar serviços descentralizados do Departamento de Registro, Inscrição e Cadastro (DRIC). Além disso, o Coren-SC realiza visitas, reuniões e atividades educativas, de orientação e esclarecimento, para atender demandas dos profissionais de Enfermagem mais próximo à sua residência ou local de trabalho.

No estande catarinense, os participantes ouderam interagir tirando uma foto com um painel que simula uma publicação no Instagram. Os que seguirem o @corensc no Instagram e marcarem o @corensc em uma foto nos stories recebem de brinde um squeeze azul do Coren-SC.

Carta de Fortaleza

Ao final do evento, odos os Conselhos Regionais e o Conselhos Federais, assinaram a “Carta de Fortaleza”, que defende a constitucionalidade do Piso Salarial e o mérito da Enfermagem nesta conquista. O documento está disponível na íntegra no nosso site.

Cofen Play

As apresentações e palestras ficam disponíveis no aplicativo Cofen Play, gratuito para todos os profissionais regularmente inscritos no Sistema Cofen/Conselhos Regionais

Clique aqui e acesse os vídeos das atividades do 24º CBCENF no Cofen Play

Veja mais fotos do 24º CBCENF