Coren-SC encerra série de palestras de capacitações dos protocolos de Enfermagem em turma presencial

Nesta terça-feira (04), o Senac de Florianópolis recebeu o último dia de encontros presenciais que capacitou Enfermeiros catarinenses com os Protocolos de Enfermagem do Coren-SC. A ação é uma parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Florianópolis (SMS/PMF), e foram feitas pelas Enfermeiras da Secretaria de Saúde da capital catarinense, lideradas por Elizimara Siqueira, Enfermeira Responsável Técnica do Município de Florianópolis.

Formato Híbrido

Ao todo, foram disponibilizadas quatro turmas para os municípios que aderiram ao Programa de Protocolos de Enfermagem. Uma turma presencial e três turmas online. A primeira turma online encerrou sua capacitação no último dia 30 de setembro. A turma presencial, que teve início no dia 27, completou suas atividades nesta terça-feira (4). As duas últimas turmas online terão sua capacitação realizada nos meses de outubro e novembro, respectivamente.

“O objetivo é que estes profissionais implantem ou aprimorem os protocolos de Enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde e possam assim ampliar o atendimento à população, minimizando a espera dos usuários na Atenção Primária.”, explica Elizimara.

Cada turma contempla os 5 Módulos de Capacitação que oferta os Protocolos de Enfermagem, a Consulta de Enfermagem e o uso de terminologias em Enfermagem.

Como funciona o processo

Para que o município participe, o Responsável Técnico em Enfermagem (RT) deve preencher o formulário de adesão no site do Coren/SC e selecionar os volumes os quais quer aderir. A Comissão do Coren/SC responsável pelo Programa irá analisar e responder o pedido, o Termo de Adesão então é enviado e deve ser assinado pelo RT e pelo Secretário Municipal de Saúde. A segunda etapa é a capacitação dos profissionais da rede de Atenção Primária para aplicar os Protocolos no dia a dia, que está sendo realizada pelo Coren/SC com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.