Conferências de Enfermagem: Etapa Florianópolis termina com 49 propostas aprovadas

Vice-Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo fala durante cerimônia de abertura

Nesta quinta-feira (13) o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) realizou a Etapa Florianópolis da 2ª edição das Conferências de Enfermagem de SC. A etapa foi realizada em Florianópolis, na Faculdade Senac, Centro da Capital.

Ao todo foram aprovadas 49 propostas que irão para discussão na Etapa Estadual, que também será realizada em Florianópolis nos dias 22 e 23 de novembro. Também foram eleitos delegados que vão se deslocar até a Capital para defender essas propostas.

“Mais uma vez, tivemos ótimos debates, norteadores para o futuro da profissão. Estamos contentes com a participação desses profissionais que vieram, deram suas considerações e formularam boas propostas para serem analisadas na Etapa Estadual.”, destacou a vice-presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo.

A CONFERÊNCIA

O evento iniciou com o credenciamento dos participantes e os discursos dos representantes na mesa: Maristela Azevedo, vice-presidente do Coren-SC, Kátia Caetano, conselheira do Coren-SC, e José Carlos Vieira, Diretor do Senac.

Na sequência, o evento prosseguiu para a leitura e a apresentação do Documento Norteador, realizado pelas membras da Comissão Organizadora da Conferência, Rosani Ramos Machado, e Felipa Amadigi.

“No contexto atual, o protagonismo da Enfermagem na consolidação do SUS apresenta-se hoje como uma fortaleza na manutenção das conquistas relacionadas à Saúde”, explicou Rosani.

EIXOS NORTEADORES

Após a leitura do Documento, os participantes foram divididos em seis grupos de trabalho. Cada grupo foi responsável por discutir sobre 2 eixos norteadores e apresentar propostas para cada eixo. As 10 propostas mais bem avaliadas em cada eixo foram apresentadas na Plenária Final. Os 6 eixos norteadores são:

  1. Os Desafios da Enfermagem para Assistência com qualidade;
  2. Formação da Enfermagem;
  3. Papel Social da Enfermagem;
  4. Dimensionamento dos Profissionais de Enfermagem;
  5. Sistematização da Assistência de Enfermagem;
  6. Compromisso Ético da Enfermagem.

Veja mais fotos da atividade nesta quinta-feira (13):