Cofen define data de eleições dos Conselhos Regionais de Enfermagem

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) definiu a data das eleições de todos os 27 Conselhos Regionais. O pleito definirá os conselheiros efetivos e suplentes da gestão 2024/2026. A votação irá ocorrer das 8h do dia 1º de outubro às 8h do dia 2 de outubro de 2023, pela internet.

As eleições ocorrerão simultaneamente em todos os estados e Distrito Federal, incluindo o Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO), que teve sua data de eleição adiada por não haver tempo hábil para o processo eleitoral no estado no ano de 2022.

Decisão Cofen 184/2022, que estabelece a data do pleito, foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (14/10). O edital eleitoral 01 deve ser publicado no período entre 15 a 30 de abril de 2023, de acordo com a Resolução Cofen 695/2022. Os conselheiros efetivos e suplentes serão eleitos por meio do voto direto, pessoal, obrigatório e secreto dos profissionais de Enfermagem regularmente inscritos e adimplentes.

“O voto é fundamental para definir o futuro dos Conselhos de Enfermagem. Convidamos os profissionais a acompanharem desde já o processo eleitoral, que será realizado com total transparência”, afirma a presidente do Cofen, Betânia Santos.