Conferências de Enfermagem: etapa Joinville aprova 36 propostas e elege 23 delegados

Nesta quarta-feira (16) o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) realizou a Etapa Joinville da 2ª edição das Conferências de Enfermagem de SC. A etapa foi realizada na Faculdade Unisociesc em Joinville.

Ao todo foram aprovadas 36 propostas que irão para discussão na Etapa Estadual, que será realizada em Florianópolis nos dias 22 e 23 de novembro. Também foram eleitos 23 delegados que vão se deslocar até a Capital para defender essas propostas.

“A participação nesse tipo de evento é muito importante. São com as considerações feitas aqui nas Conferências que vão ajudar a nortear as políticas para a Enfermagem nos próximos anos”, destacou Gelson Albuquerque.

“É um prazer muito grande sediar uma etapa das Conferências, ainda mais com uma representação expressiva de profissionais de diversos pontos da região. Temos certeza que faremos um ótimo trabalho aqui”, destacou a Conselheira do Coren-SC, Lais Concellos.

A CONFERÊNCIA

O evento iniciou com o credenciamento dos participantes e os discursos dos representantes na mesa: Gelson Albuquerque, Presidente do Coren-SC; Maristela Azevedo, Secretária do Coren-SC; Lais Concellos e Sueli Sartor, conselheiras do Coren-SC; a Enfermeira Fiscal do Coren-SC, Deyse Bertotti e a Cordenadora dos cursos de Enfermagem da Unisociesc, Shadya Koffee.

Na sequência, o evento prosseguiu para a leitura e a apresentação do Documento Norteador, realizado pela membra da Comissão Organizadora da Conferência e Diretora de Ensino da ABEn-SC, Helen Bruggemann.

“É muito importante ter uma Conferência única e exclusivamente para a Enfermagem. É uma visão ampla que só quem conhece a área possui e desta forma, pode elaborar propostas que podem efetivamente melhorar não só a vida dos profissionais mas também de quem recebe essa assistência”, afirmou.

EIXOS NORTEADORES

Após a leitura do Documento, os participantes foram divididos em seis grupos de trabalho. Cada grupo foi responsável por discutir sobre um eixo norteador e apresentar propostas para cada eixo. As propostas mais bem avaliadas em cada eixo foram apresentadas na Plenária Final. Os 6 eixos norteadores são:

  1. Os Desafios da Enfermagem para Assistência com qualidade;
  2. Formação da Enfermagem;
  3. Papel Social da Enfermagem;
  4. Dimensionamento dos Profissionais de Enfermagem;
  5. Sistematização da Assistência de Enfermagem;
  6. Compromisso Ético da Enfermagem.

Veja fotos da etapa Joinville das Conferências de Enfermagem: