Conferências de Enfermagem: etapa Blumenau aprova 34 propostas e elege 18 delegados

Nesta quinta-feira (27) o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) realizou a Etapa Blumenau da 2ª edição das Conferências de Enfermagem de SC. A etapa foi realizada na Universidade Regional de Blumenau (FURB) em Blumenau.

Ao todo foram aprovadas 34 propostas que irão para discussão na Etapa Estadual, que será realizada em Florianópolis nos dias 22 e 23 de novembro. Também foram eleitos 18 delegados que vão se deslocar até a Capital para defender essas propostas.

“Um evento como esse é uma oportunidade incrível de aproximar o Conselho de quem a gente representa. É através das propostas e da participação dos profissionais que iremos nortear as ações realizadas pelo Coren-SC nos próximos dois anos”, destacou Gelson Albuquerque.

“Representamos uma região muito grande e diversa e é muito importante a participação dos profissionais. Temos certeza que hoje serão propostas muitas ideias interessantes que irão ajudar a construir a enfermagem que queremos nos próximos anos ”, destacou a Conselheira do Coren-SC, Marinês Finco.

A CONFERÊNCIA

O evento iniciou com o credenciamento dos participantes e os discursos dos representantes na mesa: Andreia da Silva, Diretora do Centros de Ciências da Saúde da FURB; Enfermeira Fiscal, Francine Evalt; Conselheiros Aldori Antunes e Marinês Finco; Secretária do Coren-SC, Maristela Azevedo; e o Presidente do Coren-SC, Gelson Albuquerque.

Também estiveram presentes os enfermeiros Responsáveis Técnicos (RTs) da SMS de Rio do Oeste, Linda da Silva; da SMS de Navegantes, Lucas Assine; do Hospital Beatriz Ramos, Juliana Marquetti; do Hospital Santa Catarina, Ernandi Palmeira; além de Tarcísio Silva, coordenador da Câmara Técnica da AB e Clóvis Darolt, integrante da CEC do Coren-SC.

“Os vínculos que criamos em um evento como esse são muitos importantes. É um prazer ser anfitriã das Conferências que têm tanto a contribuir com o futuro da nossa profissão”, afirmou Andreia.

Na sequência, o evento prosseguiu para a leitura e a apresentação do Documento Norteador, realizado pelos membros da Comissão Organizadora da Conferência, Juliana Cipriano e Vinicius Paim.

EIXOS NORTEADORES

Após a leitura do Documento, os participantes foram divididos em seis grupos de trabalho. Cada grupo foi responsável por discutir sobre um eixo norteador e apresentar propostas para cada eixo. As propostas mais bem avaliadas em cada eixo foram apresentadas na Plenária Final. Os 6 eixos norteadores são:

1. Os Desafios da Enfermagem para Assistência com qualidade;
  2. Formação da Enfermagem;
  3. Papel Social da Enfermagem;
  4. Dimensionamento dos Profissionais de Enfermagem;
  5. Sistematização da Assistência de Enfermagem;
  6. Compromisso Ético da Enfermagem.

Veja fotos da etapa Blumenau das Conferências de Enfermagem:

RT SMS RIO DO OESTE – linda da Silva
RT Hospital Beatriz Ramos – Juliana Marquetti