Indaial inaugura Unidade Básica de Saúde em homenagem a Técnica de Enfermagem que faleceu em decorrência da Covid-19

A Técnica de Enfermagem Jaqueline Bonetti Bianco recebeu uma nova homenagem na última terça-feira, 25 de outubro, com a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde do Município de Indaial. A nova UBS Estratégia de Saúde da Família (ESF) recebe o nome de Jaqueline Bonetti Bianco, que faleceu em agosto de 2020, durante a pandemia, em decorrência de complicações causadas pela COVID-19. Jaqueline trabalhava no SAIS – Serviço de Atenção Integral a Saúde e tinha 37 anos.

Além de trabalhar no SAIS – Serviço de Atenção Integral a Saúde, de Indaial, Jaqueline também trabalhava no ambulatório do bairro Garcia em Blumenau.

Seu marido e seu filho estiveram na cerimônia e participaram da inauguração oficial, puxando a fita que mostra a placa com o nome de Jaqueline na unidade.

“Jaqueline será sempre lembrada pela sua dedicação, profissionalismo e alegria na qual tratava os colegas e pacientes. Seu nome foi assim eternizado e serve como inspiração para todos os profissionais de enfermagem”, comentou Ana Luísa Pedron Bona, enfermeira e coordenadora da Atenção Primária a Saúde do Município.

A unidade

A nova UBS, que iniciou os atendimentos à comunidade no último dia 3 de outubro, é composta por duas equipes de ESF (dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, dois Agentes Comunitários de Saúde e um atendente de farmácia). Além de farmácia básica, sala de pré-consulta, dois consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, área de recepção, duas salas de procedimentos, uma sala de reuniões e área de expurgo e esterilização.

São atendidas, em média, oito mil pessoas, dos bairros Sol, Centro, Estados e Tapajós. A unidade localizada na rua Dr. Blumenau, nº 300, bairro Sol. Jaqueline era técnica de enfermagem do Município e trabalhava no Sais. Faleceu em agosto de 2020, durante a pandemia, em decorrência de complicações da Covid-19.

Participaram da solenidade o prefeito André Moser; secretário de Saúde, Silvio César da Silva; vereadores; demais secretários municipais; servidores públicos; profissionais da Unidade de Saúde; representante do Conselho Municipal de Saúde; familiares da técnica de enfermagem Jaqueline e comunidade.

No fim da solenidade, a equipe da Saúde prestou uma singela homenagem em memória da profissional Jaqueline com 37 balões brancos, simbolizando os seus 37 anos de vida.

Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem

Em novembro do ano passado, o Coren-SC realizou o Prêmio Destaque de Enfermagem 2021 “in memoriam, que homenageou os profissionais da Enfermagem que faleceram na linha de frente do combate à Covid-19.

Jaqueline foi uma das homenageadas, ao lado de outros 29 profissionais, entre Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem que atuavam em hospitais, unidades de saúde, além de outras instituições ligadas à área da saúde. Para receber a homenagem, foram convidados familiares, amigos e colegas, além de representantes da sociedade civil e gestores públicos.

Texto: Prefeitura de Indaial