Câmara Municipal de Chapecó homenageia profissionais de Enfermagem que faleceram durante a pandemia

Profissionais de enfermagem de Chapecó receberam, no último dia 20 de outubro, uma homenagem da Câmara Municipal de Vereadores pela atuação na linha de frente de combate à Covid-19. O ato teve autoria do vereador suplente Fabinho da Saúde (PSB), que é Técnico em Enfermagem.

Foram homenageadas as equipes de três hospitais. O Hospital Regional do Oeste, recebido pela Coordenadora de Enfermagem da unidade, Tania Zunkowski o e o Hospital da Criança, recebido pela Coordenadora de Enfermagem, Francieli Cecconello. A equipe do Hospital Unimed, que não esteve presente, também recebeu a moção.

Familiares de Luiz Melo e Douglas Rodrigues também receberam a homenagem da Câmara Municipal. Os dois auxiliares de Enfermagem faleceram devido à Covid-19 enquanto lutavam na linha de frente. Seu Júlio Rodrigues, pai de Douglas, emocionou-se ao receber a homenagem em nome do filho:

“Muito gratificante receber essa homenagem. O Douglas deu a vida dele em prol de outras vidas, que foi algo que a gente ensinou pra ele”, ressaltou

Volnete Melo, viúva de Luiz Melo, também comentou a moção recebida: “Foi uma surpresa muito boa receber essa homenagem. Faz a gente relembrar toda a história dele na enfermagem e o quanto ele ajudou as pessoas”, disse

Em Santa Catarina, 34 profissionais de Enfermagem perderam a vida batalhando na linha de frente contra a Covid-19. No brasil, esse número chega a 4.500. “A luta dos profissionais de enfermagem evidenciou a toda a população brasileira a necessidade de valorizar esses profissionais, tão importantes e que precisam de um salário digno, repouso adequado e condições melhores de trabalho”, diz Gelson Albuquerque, presidente do Coren-SC.

O jornal Balanço Geral Oeste, do Grupo ND, produziu uma reportagem em vídeo sobre a homenagem. Confira: