Projetos de SC estão na etapa final do Laboratório de Inovação em Enfermagem

Enfermeiras do Ligue Web Saúde Joinville.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) divulgou em outubro os onze selecionados para a etapa final do Laboratório de Inovação em Enfermagem. Destes, três são de Santa Catarina. A iniciativa é uma parceria entre o Cofen e a Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS), e tem o objetivo de mapear, sistematizar e divulgar experiências inovadoras produzidas pela Enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS).

Dois dos três projetos selecionados do estado tratam do atendimento remoto feito pelos profissionais de Enfermagem durante a pandemia da Covid-19, implantados pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMS) de Joinville e de Florianópolis. O terceiro projeto, também da SMS Florianópolis, aborda as melhorias no atendimento a pessoas com estomia.

A iniciativa de teleatendimento em Joinville, por exemplo, focou em garantir o acesso à informação, esclarecendo dúvidas sobre a Covid-19, pontos de atendimento, e monitorando pacientes de doenças crônicas. “Foi inovador”, destacam as autoras Maria Solange Ferreira Alves e Caroline Dias, que completam: “Devido à aceitação e resolutividade do serviço, ele continua se reestruturando, além de se manter como estratégia e ferramenta de apoio a Atenção Primária à Saúde (APS)”. Em maio deste ano, o Cofen regulamentou a prática de Telenfermagem através da Resolução 696.

Confira abaixo o tema de cada projeto e seus autores principais:

“Ligue Web Saúde Joinville como ferramenta de apoio a Atenção Primária em Saúde no enfrentamento da Pandemia COVID-19”, por Caroline Dias e Maria Solange Ferreira Alves;

“A Teleconsulta de Enfermagem como estratégia de manutenção dos atendimentos em meio a pandemia de Covid19”, por Juliana Cipriano de Arma;

“Melhoria do Acesso à Pessoa com Estomia de Eliminação no Município de Florianópolis a Partir da Implantação de Dois Fluxogramas de Atendimento”, por Guilherme Mortari Belaver.

O que é o Laboratório de Inovação em Enfermagem?

O Laboratório de Inovação em Enfermagem é um projeto que busca e divulga práticas inovadoras feitas dentro do Sistema Único de Saúde. O objetivo é reunir o conhecimento desses projetos para subsidiar e formular políticas viáveis e sustentáveis para o SUS, contribuindo para qualificação da categoria profissional.

Criado pela OPAS Brasil com parceria do Cofen, o projeto está em sua segunda edição, com o tema “Valorizar e Fortalecer a Saúde Universal”. A última etapa do Laboratório é a visita in loco aos selecionados, onde a comissão avaliadora verifica os resultados e a prática de cada iniciativa. A partir disso, a comissão define quais experiências serão premiadas como inovadoras. A premiação está prevista para maio de 2023, durante a Semana de Enfermagem.

Saiba mais no Portal da Inovação na Gestão do SUS.