Na palma da mão: novo sistema do Coren-SC permite que profissionais realizem pedidos sem sair de casa

O Coren-SC está com um novo sistema desde a última quinta-feira (3), que trouxe melhorias no atendimento ao profissional. Os programas incluem atualizações nos processos feitos pelo Departamento de Registro, Inscrição e Cadastro (DRIC). Diversos serviços antes feitos presencialmente, nas unidades do Coren-SC, agora podem ser realizados pelo próprio profissional, direto pelo site corensc.gov.br.

Santa Catarina é o terceiro estado a adotar este sistema novo, desenvolvido pelo Coren de São Paulo em 2016. Outros Conselhos Regionais de Enfermagem já estão na espera para implementar os novos programas de atendimento.

Confira os serviços do Coren-SC disponíveis no sistema online:

• Inscrição definitiva;
  • Inscrição secundária;
  • Inscrição remida;
  • Reinscrição;
  • Transferência;
  • Negociação de débitos;
  • Emissão de boletos;
  • Emissão de certidões;
  • Cancelamento.

O atendimento presencial ainda é necessário para coletar biometria, assinatura e autenticar os documentos do profissional. Além disso, os demais serviços não listados, como renovação e suspensão do registro, são realizados presencialmente. Para agendar seu horário de atendimento, clique aqui.

No site também estão listados os documentos obrigatórios para realizar cada processo. Caso tenha alguma dúvida, acesse nossa página de Dúvidas Frequentes.

Processos otimizados

Antes do sistema digital, o profissional precisava esperar o dia do atendimento para emitir sua certidão. Hoje, o profissional já pode fazer a sua solicitação pelo Site, e quando o processo for analisado, já será possível retirar as certidões sem precisar vir até uma unidade do Conselho.

Também é possível acompanhar o protocolo em tempo real, o que garante ao profissional mais autonomia sobre seu pedido. Mas atenção: o sistema só mostra o andamento dos protocolos iniciados de forma online. Se seu pedido começou com um atendente em uma das unidades do Coren-SC, o serviço de acompanhamento online não estará disponível.

Para dar entrada no seu pedido digital, clique aqui.

Até janeiro de 2023, será possível ir até uma unidade do Coren-SC para dar entrada em um pedido. Após esse período, os serviços listados serão somente online. Caso o profissional não tenha acesso à internet, poderá comparecer a uma seção do conselho e utilizar a internet da unidade.