Com discursos emocionantes, tem início a Etapa Estadual das Conferências de Enfermagem 2022

Cerca de 150 pessoas acompanharam a abertura da etapa estadual da 2ª Conferência de Enfermagem do Coren-SC, em Florianópolis. O evento ocorre nesses dias 22 e 23 de novembro, e reúne delegados eleitos e propostas aprovadas nas outras oito etapas regionais, realizadas nos últimos meses por todo o estado catarinense.

O evento vai debater as propostas levantadas nas etapas regionais e construir um documento com as demandas da categoria pertinentes às ações do Conselho.

Abertura

Na cerimônia de abertura, compuseram a mesa lideranças da categoria que atuam em diferentes frentes:

• Gelson Albuqueruqe, presidente do Conselho Regional de Santa Catarina (Coren-SC)
  • Maristela Azevedo, vice-presidente do Coren-SC e coordenadora das Conferências
  • Jussara Gue Martini, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Seção SC)
  • Suiane Schmidt Costa, Enfemeira RT e Conselheira do Coren-SC
  • Marilene Tironi, representante das Técnicas de Enfermagem de Santa Catarina
  • Gabriela Aldrovandi, presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unesc – Criciúma

“Precisamos valorizar todos que foram nas etapas regionais e que compareceram a essa etapa estadual também. Tudo foi feito para que conseguíssemos chegar aqui hoje em um evento histórico pra enfermagem”, destacou Maristela Azevedo, vice-presidente do Coren-SC  e Coordenadora das Conferências de Enfermagem.

Também participou, por meio de um vídeo, a deputada catarinense representante da Enfermagem na Câmara dos Deputados, Carmen Zanotto. Carmem e o presidente do Conselho, Gelson Albuquerque, destacaram a importância da participação política da enfermagem.

“A nossa participação, a nossa luta foi o que conseguiu que aprovássemos o Piso Salarial. Mas infelizmente, ainda não temos a Lei em vigor. A enfermagem precisa seguir lutando e mobilizando, não somente os ministros do STF, mas também todos os deputados e senadores no Congresso Nacional”, comentou o Presidente.

Esse também foi o tema da fala de Gabriela Aldrovandi, presidente do DCE da Unesc, em Criciúma:

“Agradeço por ocupar o lugar que ocupo na universidade. A Enfermagem deve ocupar todos os espaços que nos cabe. Seguimos lutando por uma enfermagem politizada. Por uma enfermagem presente”, disse.

Gabriela Aldrovandi, acadêmica e presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade do Extremo-Sul Catarinense (Unesc – Criciúma)

Após a cerimônia de abertura, as enfermeiras e integrantes da coordenação do evento, Maristela Azevedo e Felipa Amadigi fizeram uma apresentação ao público presente com um resumo dos tópicos e propostas já abordadas na última edição da Conferência. Além disso, também esclareceram os encaminhamentos já realizados pelo Conselho ou por demais entidades sobre tópicos citados nas propostas.

Confira mais fotos desta terça-feira (22):