Em evento democrático e contemporâneo, Coren-SC faz história com 2ª edição das Conferências de Enfermagem

Após dois dias de intensos debates e votações apertadas, chegou ao fim nesta quarta-feira (23) a 2ª edição das Conferências de Enfermagem de Santa Catarina. O evento foi organizado pelo Coren-SC, com apoio do Cofen, e reuniu cerca de 120 delegados e observadores de todo estado. Esses delegados e observadores discutiram cerca de 320 propostas elaboradas por profissionais de enfermagem Catarinenses nas oito etapas regionais realizadas no ano de 2022.

Nesta quarta, 2º dia de evento de Etapa Estadual, as Conferências foram retomadas com uma fala das organizadoras, Maristela Azevedo e Felipa Amadigi para todos os presentes, na Plenária Final. Elas relembraram tópicos do regulamento e esclareceram sobre o processo de votação das propostas. As propostas foram redigidas, aprovadas ou suprimidas nas discussões da tarde de terça-feira, primeiro dia de evento.

Maristela Azevedo, que também é vice-presidente do Coren-SC, celebrou a realização do evento:

“Foi uma experiência única, tanto para nós, do Conselho, quanto para os profissionais que participaram. A gente está construindo o futuro da nossa profissão de maneira conjunta, e o Coren-SC mostrou mais uma vez que está ao lado do profissional de Enfermagem catarinense”

 

 

Janaína Martins é enfermeira há 18 anos, e atua na Escola Municipal de Saúde de Joinville. Ela parabenizou o Coren-SC pelo evento, e comemorou a oportunidade de debate:

“O evento foi excelente. Muito bem organizado, com uma excelente metodologia. O Coren-SC está sendo um destaque, porque está proporcionando a participação e decisão dos profissionais de saúde nos rumos da profissão. Isso é super importante.”

 

 

 

Veja mais depoimentos dos participantes na seção final deste texto

A votação final

A votação ocorreu de maneira inédita e inovadora, por meio de um token de votação moderno e prático. No teclado que cabia na palma da mão, os delegados poderiam escolher entre quatro opções: aprovar a proposta, alterar a redação, suprimir a proposta. O resultado da votação saí em tempo real no telão do evento.

Ao todo, foram aprovadas mais de 100 propostas. Elas vão compor um relatório encaminhado à Comissão de Relatoria para a elaboração da Plataforma de Prioridades da Enfermagem Catarinense. Posteriormente, o documento será enviado ao Cofen e demais entidades representativas da Enfermagem e da sociedade.

As Conferências de Enfermagem

Desde o mês de agosto, o Conselho realizou as Conferências em oito municípios catarinenses: Lages, São Miguel do Oeste, Chapecó, Joinville, Blumenau, Florianópolis, Criciúma e Joaçaba. Em cada uma dessas cidades foram elaboradas e votadas propostas que abordam seis eixos temáticos:

  1. Os Desafios da Enfermagem para Assistência com qualidade;
  2. Formação da Enfermagem;
  3. Papel Social da Enfermagem;
  4. Dimensionamento dos Profissionais de Enfermagem;
  5. Sistematização da Assistência de Enfermagem;
  6. Compromisso Ético da Enfermagem.

Confira mais fotos da Etapa Estadual da 2ª Conferência de Enfermagem de Santa Catarina:

Depoimentos:

Depoimentos

Marilene Tironi, técnica de Enfermagem da SMS de Chapecó

“Muito positivo. As discussões são muito amplas, porque tem pessoas com diferentes visões e conhecimento. É uma iniciativa inovadora de Santa Catarina que deveria ser adotada pelos Conselhos Regionais de outros estados também. É uma luta pela qualidade de trabalho da profissão e também pela qualidade de vida da pessoa que a gente cuida”

Vinícius Paim Brasil – Membro da Comissão organizadora das Conferências de Enfermagem de Santa Catarina 2022

“A gente vê o empenho dos colegas nessa construção coletiva. A 2ª conferencia vem ao encontro dos anseios da categoria para pensar um futuro melhor para a enfermagem do século XXI. O debate acalorado que vemos aqui é positivo porque a gente está lutando por um objetivo comum: uma construção de uma enfermagem fortalecida e protagonista.”

Gabriela Minhos Aldrovandi – Acadêmica de Enfermagem e Presidente do DCE da Unesc

“Para mim foi uma grande honra compor a mesa com grandes profissionais da Enfermagem. Profissionais que me inspiram. Ser a primeira presidente mulher do DCE da Unesc em 30 anos de história e ser uma mulher da Enfermagem é fazer a Enfermagem ocupar ainda mais espaços.”

Jussara Valentini – Coordenadora de Residências em saúde e educação permanente do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó

“Eu acho que esse espaço é extremamente importante porque nos grupos a gente tem pessoas de várias áreas: tanto da saúde pública, quanto de hospitais. As vezes a visão de uma instituição é diferente da outra. Isso proporciona que a gente consiga avançar e propor estratégias para melhorias da profissão. Poderíamos até fazer com mais frequência.”

 
Letícia Imbroisi Steil – Gerente de Enfermagem e Enfermeira RT da Clínica São Lucas, da Palhoça“Todas as questões que a gente aborda são questões do nosso dia a dia. Eu sou do Rio e estou aqui há 5 anos, nunca vi o Coren tão próximo como aqui em Santa Catarina. Ter um evento como esse, reuniões de RT, Comissão de Ética, isso nos aproxima e faz com que o exercício da nossa profissão seja feito de forma adequada”

Alex Junio – Enfermeiro Fiscal do Coren-SC na região de Blumenau

“Temos feito bons debates. Aqui nas Conferências, a gente verifica, enquanto fiscal, que existe ainda uma maior necessidade de orientação. Os profissionais estão cientes das resoluções, mas mesmo assim a gente ainda precisa dar um incentivo a mais para que eles cumpram o que é solicitado enquanto Responsáveis Técnicos nas instituições.”

Janaína Martins – Escola Municipal de Saúde de Joinville. Enfermeira há 18 anos

“O evento foi excelente. Muito bem organizado, com uma excelente metodologia. O Coren-SC está sendo um destaque, porque está proporcionando a participação e decisão dos profissionais de saúde nos rumos da profissão. Isso é super importante.”

Aldori Antunes – Conselheiro do Coren-SC

“Como conselheiro do Coren-SC, fico muito orgulhoso de fazer parte de um evento tão representativo para a Enfermagem. Como o nome da nossa gestão indica, buscamos uma enfermagem valorizada e participativa, e é exatamente o que conseguimos com uma Conferência de Enfermagem. Os Profissionais tem voz e ajudam a construir o futuro da profissão junto com o Coren-SC”,