Enfermagem de SC tem representante em reunião da categoria com equipe de transição do governo

Deputada Federal eleita por Santa Catarina, Ana Paula Lima, participou do encontro com a equipe técnica do governo de transição para a área da Saúde

Nesta sexta-feira (25), aconteceu em Brasília uma reunião entre a equipe de transição do Governo Federal eleito no último pleito com representantes da Enfermagem. Entre os presentes, uma representante de Santa Catarina, Deputada Federal eleita, Ana Paula Lima (PT-SC).

A reunião também teve a presença de entidades de representação que compõem o Fórum Nacional da Enfermagem, entre elas o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O encontro aconteceu na sede da Organização Panamericana da Saúde (OPAS/OMS), em Brasília.

Na pauta, foram discutidos temas como o financiamento do Piso Nacional da Enfermagem, suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde setembro. Chioro afirmou que a equipe de transição vai incluir este tema em um relatório de diagnóstico para o plano de governo do futuro Ministério da Saúde. A equipe de transição se declarou aberta a receber sugestões a serem incluídas até o início de dezembro no texto do relatório.

Representando o Cofen, o conselheiro Daniel Menezes discorreu sobre as conhecidas dificuldades financeiras que tornam o exercício da profissão insustentável, obrigando a cumprir jornadas de trabalho em mais de um estabelecimento e prejudicando a saúde mental dos profissionais ao ponto de a depressão ser uma das maiores causas de afastamento.

“A comissão sinalizou que o financiamento do piso salarial será prioridade . O grupo ficou aberto a novas contribuições, portanto nós, como entidade, continuaremos a contribuir para que o relatório aponte sugestões para o plano de governo do novo Ministério da Saúde”, declarou Menezes após o encontro.

FONTE – ASCOM COFEN