Coren-SC ajuíza ações contra três instituições por déficit de profissionais de enfermagem

Equipes de Fiscalização do Coren-SC identificaram déficit de pessoal nas instituições

Buscando garantir condições adequadas para o exercício da profissão e também pela manutenção de uma assistência em saúde de qualidade para a população, o Departamento Jurídico do Coren-SC está ajuizando três Ações Civis Públicas contra instituições de Saúde no Estado pelo déficit de profissionais de Enfermagem atuando nos locais.

Nesta terça-feira (30), foram duas ACPs: uma contra uma Clínica Médica em Itajaí e outra contra um hospital em Piratuba. No último dia 23, o Jurídico do Coren-SC também já havia entrando com uma ação contra um Hospital em Modelo, no Oeste catarinense.

Nos três casos, as irregularidades foram observadas em múltiplas inspeções da equipe de Fiscalização do Coren-SC. Os fiscais constataram que na instituição de Piratuba e de Modelo, em determinados períodos, as atividades de enfermagem eram realizadas sem a supervisão, orientação e coordenação de um enfermeiro. Já na Clínica de Itajaí, foi verificado que não havia um enfermeiro atuando na instituição.

“Nossa equipe de Fiscalização e o Departamento Jurídico vão continuar atuantes para que situações como essas não voltem a se repetir. O dimensionamento adequado de profissionais de enfermagem é fundamental para garantir não só a segurança dos trabalhadores, mas também da população que recebe a assistência”, destacou o presidente do Coren-SC, Gelson Albuquerque.

Ainda em novembro, o Coren-SC já havia entrado com uma outra ACP contra a Secretaria Municipal de Saúde de Monte Carlo, na Serra catarinense, também por problemas de déficit de profissionais de enfermagem atuando em uma unidade.