Faculdade Senac de Blumenau recebe Selo Cofen de Qualidade

Nesta quinta-feira (1º), o curso técnico em Enfermagem do Senac de Blumenau recebeu o Selo do Programa Nacional da Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), conhecido como Selo Cofen. A cerimônia de entrega do distintivo aconteceu na própria sede da Faculdade Senac de Blumenau.

O Senac-SC é a primeira instituição de Santa Catarina a receber o Selo Cofen em nível médio. Em Blumenau, a instituição alcançou 284 pontos durante as avaliações realizadas pelo Cofen, o que gerou 97,26% de aproveitamento.

“Temos como princípios estarmos alinhados com o mercado de trabalho. Não à toa temos um índice de empregabilidade de 95%. Hoje temos orgulho que nossos alunos podem viver a profissão ao longo do curso e seus estágios profissionais. Parabéns a todos e especialmente aos professores, que conseguem formar profissionais em uma área tão dinâmica e inovadora”, ressaltou a Coordenadora da Área da Saúde da Faculdade Senac de Blumenau, Ana Paula Caldonazo.

O Selo Cofen busca incentivar iniciativas em prol da segurança do paciente, alinhado às políticas do Conselho. Além de reconhecer e valorizar os pontos fortes de cada instituição, o distintivo também ajuda a identificar potenciais melhorias no processo de aprendizagem dentro das instituições.

“Ficamos encantados com o que vimos aqui. O Selo da qualidade certifica os profissionais e enfermeiros que atuam no Senac. Durante todo o processo de avaliação, percebemos o comprometimento que os profissionais que atuam aqui têm com os alunos e com a sociedade de Blumenau. Isso se dá porque os professores têm a preocupação de não só garantir uma formação técnica, mas também humana”, comentou o Conselheiro Federal do Cofen, Silvio Queiroz.

“É uma honra para nós ter recebido essa qualificação, porque ele é fruto do nosso trabalho. O Senac-SC se preocupa muito com essa qualificação, tanto do ensino quanto do trabalho com os alunos”, completou a Enfermeira e Professora do Senac-SC, Julie Costa.

Para a realização da avaliação, a equipe de avaliadores esteve in loco na instituição de ensino. Os avaliadores utilizam um formulário que possui cinco dimensões, com 73 itens e 219 subitens de avaliação. As dimensões avaliadas estão organizadas em: estrutura organizacional, ações gerenciais e operacionais, ações educacionais, infraestrutura e gestão de pessoas, além dos requisitos necessários para entender todo o processo de operacionalização de um curso Técnico em Enfermagem.

“O selo é o nível ouro de certificação e reconhecimento do Sistema Cofen/Corens’s. Isso só é possível graças a dedicação dos profissionais que nela atuam, respeitando as diretrizes com muita inovação, como é o caso da Enfermagem do Senac-Blumenau. Parabéns a todos pela conquista. O Senac-SC é uma instituição respeitável e que muito contribuiu para a Enfermagem em todas as regiões. Aqui certificamos a Enfermagem, todos os profissionais, bem como, a instituição. Isso é o que diferencia a certificação do Sistema Cofen/Corens, pois nosso foco é valorização a enfermagem de excelência”, afirmou a vice-presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo.

“Em meus mais de 30 anos de atuação na Enfermagem da região, é possível ver o impacto que uma instituição de excelência como o Senac de Blumenau traz. Como parte do Sistema Coren/Cofen, ficamos muito felizes de vermos uma instituição com esse nível em nosso Estado. Parabéns a todos que construíram essa história, é um reconhecimento mais que merecido”, ressaltou o Conselheiro do Coren-SC, Aldori Antunes.

Entre as autoridades que prestigiaram o evento, estão a vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar, o Diretor Regional do Senac-SC, Alexandre Bevilacqua Menegetti, o Secretário Municipal de Saúde de Blumenau, Marcelo Lazarin, e o presidente do Sirecom, Paulo Roberto Santos.

SENAC FLORIANÓPOLIS RECEBE SELO COFEN NESTA SEXTA

Após o Senac de Blumenau, o curso técnico em Enfermagem da unidade de Florianópolis da Instituição também será reconhecido com o Selo nesta sexta-feira. A cerimônia acontece na sede da Faculdade Senac de Saúde e Beleza, no Centro de Florianópolis.

“Ficamos muito felizes pelo ineditismo de termos os primeiros cursos de nível médio a receber o selo. É muito gratificante pois valoriza o nosso trabalho e certifica o Senac-SC como uma instituição de referência quando o assunto é curso técnico em Enfermagem”, finalizou a Analista Estadual do Eixo de Saúde do Senac SC, Daniela Farinella.