Curso técnico em Enfermagem do Senac de Florianópolis recebe Selo Cofen

Na última sexta-feira (2), o curso técnico em Enfermagem da Faculdade Senac de Florianópolis, recebeu o Selo do Programa Nacional da Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), conhecido como Selo Cofen. Esse foi o segundo curso da instituição a receber o Selo. Na quinta-feira (1º), o curso técnico em Enfermagem do Senac de Blumenau já havia recebido o distintivo.

Em Florianópolis, a instituição alcançou 283 pontos durante as avaliações realizadas pelo Cofen, gerando um aproveitamento de 97%. Para a realização da avaliação, a equipe de avaliadores esteve in loco na instituição de ensino. Os avaliadores utilizam um formulário que possui cinco dimensões, com 73 itens e 219 subitens de avaliação. As dimensões avaliadas estão organizadas em: estrutura organizacional, ações gerenciais e operacionais, ações educacionais, infraestrutura e gestão de pessoas, além dos requisitos necessários para entender todo o processo de operacionalização do curso.

O Selo Cofen busca incentivar iniciativas em prol da segurança do paciente, alinhado às políticas do Conselho. Além de reconhecer e valorizar os pontos fortes de cada instituição, o distintivo também ajuda a identificar potenciais melhorias no processo de aprendizagem dentro das instituições.

“A prática de uma profissão é ancorada na formação de cada enfermeira, técnica e auxiliar de enfermagem, portanto, a esse é que devemos reconhecer e valorizar. Os profissionais, na realidade é que são reconhecidos com a emissão do Sole Cofen e dos certificados, pois nesse processo certificamos, ao final, as práticas assistenciais. Os egressos do Curso Técnico de Enfermagem dessa instituição tem um dos maiores indicadores de empregabilidade, fruto da qualidade de educação e dos recursos empregados que conformam as competências e habilidades desses profissionais. Portanto, justo também que sejam contratados com salários e jornadas de trabalho dignas. Razão pela qual não poderíamos de estar aqui comemorando, sem manifestar nosso inconformismo com a decisão de suspensão do Piso Salarial que nos é justo, legal e constitucional”, destacou o Presidente do Coren-SC, Gelson Albuquerque.

Além do Presidente do Coren-SC, também estiveram presentes as autoridades: José Carlos Vieira, diretor da Unidade Saúde e Beleza do Senac-SC; o Diretor Regional do Senac-SC, Alexandre Bevilacqua Menegetti; a Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem do Senac de Florianópolis, Catia Rodrigues Silva; a Coordenadora Estadual de Saúde do Senac-SC, Daniella Regina Farinella; a Vice-Presidente do Coren-SC, Maristela de Azevedo; e a Tesoureira do Coren-SC, Daniela Maçaneiro.