Enfermeiras de Criciúma recebem título honorífico da Câmara de Vereadores do Município

   

Nesta quarta-feira (14), duas Enfermeiras que atuam em Criciúma foram homenageadas pela Câmara de Vereadores do Município do Sul de Santa Catarina.  Neli Terezinha Amboni de Souza Michele Serafim Hilário receberam título honorífico de Cidadania Honorária pelos relevantes serviços prestados ao Município. A cerimônia ocorreu no Teatro Elias Angeloni, e ao todo, foram homenageadas 17 pessoas com o título de cidadania honorária e oito criciumenses com o título de cidadania benemérita. Cinco instituições também receberam o diploma de mérito para Pessoas Jurídicas.

O Coren-SC esteve presente, a convite das homenageadas. Daiane Leandro Freitas, enfermeira fiscal da região de Criciúma, esteve na cerimônia: “Foi uma noite especial, tanto para elas quanto para os familiares e amigos. Esse tipo de homenagem é extremamente importante. Precisamos reconhecer e valorizar nossos profissionais de enfermagem: Enfermeiros, técnicos e auxiliares”, comentou.

Reveja a cerimônia:

Quem são as homenageadas:

Neli Terezinha Amboni de Souza

Neli é natural do Município de Nova Veneza – SC, especificadamente do Distrito de São Bento Baixo, e desde criança, sempre procurou ajudar o próximo e cuidar das pessoas. Formou-se no curso superior de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC  e regressou à cidade de Criciúma para trabalhar como enfermeira pediátrica no Hospital São João Batista.

Em 1980, ocorreu a transferência da pediatria para o Hospital Infantil Santa Catarina, permanecendo em funcionamento até 1997, quando as atividades foram encerradas. Iniciou-se, então, para que a população não ficasse desassistida, a implantação de um novo pronto atendimento infantil, da qual a Sra. Neli tornou-se responsável. Em toda a região sul catarinense, este pronto atendimento infantil tornou-se referência pela resolutividade e pela equipe especializada.

Após longos anos, o município de Criciúma adquiriu a antiga estrutura hospitalar e envidou todos os esforços para a sua reestruturação, a fim de receber novamente um Hospital Infantil com unidades de internação pediátrica, serviço de diagnóstico terapêutico, nutrição e UTI. Por meio dos serviços capitaneados pela Sra. Neli, houve a implantação da UTI Neopediátrica, do Bloco Materno e do Banco de Olhos da Região de Criciúma. 

Michele Serafim Hilário

Michele nasceu em 17 de novembro de 1980. Exercendo atividades laborativas na área da saúde desde 2004, graduou-se e enfermagem no ano de 2013, realizando-se, ainda, pós-graduação em Gestão Hospitalar e Enfermagem em urgência e emergência. Por um período de quase dez anos, exerceu a enfermagem no âmbito hospitalar, em diversos setores, como internação clínica, centro obstétrico, pronto atendimento, CDI e Hemodinâmica.

Há seis anos, atua na Rede de Saúde do munícipio de Criciúma, passando por um período na Vigilância epidemiológica e na Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente, atua como enfermeira gerente na Unidade Básica de Saúde do Bairro Mina do Mato, onde se dedica, diariamente, aos que a utilizam e a toda a comunidade, prestando assistência e cuidado humanizado, com empatia e respeitando a ética; fortalecendo, assim, a confiança.

Exerceu um trabalho de excelência durante o período de pandemia no combate à COVID-19, tornando-a a citada unidade de saúde, referência no acolhimento, agilidade, resolutividade e humanização. Liderou com maestria o esquema de vacinação desde o início da liberação das vacinas no país. Exercendo a enfermagem com gratidão e amor, presta um atendimento diferenciado e especial a todos aqueles que necessitam dos serviços de saúde, defendendo, outrossim, os preceitos do Sistema Único de Saúde.

 

As enfermeiras homenageadas, Neli Terezinha e Michele Serafim, ao lado da Enfermeira Fiscal do Coren-SC na região de Criciúma, Daiane Freitas