Coren-SC lamenta morte da Enfermeira Gabrieli Batistella, de Palma Sola

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) lamenta a morte da Enfermeira Gabrieli Batistella, de 28 anos. Gabrieli foi brutalmente assassinada por um golpe de faca após uma discussão no Município de Campo Erê, cidade vizinha, quando visitava sua avó. Uma adolescente de 16 anos, suspeita do crime, foi apreendida.

Gabrieli é infelizmente mais uma profissional vítima de violência em Santa Catarina e no Brasil, um risco que cresce drasticamente.  Neste momento de tristeza, prestamos nossas sinceras condolências aos familiares, parentes e amigos de Gabrieli.

Nas redes sociais, amigos e parentes prestaram homenagens e deixaram mensagens de carinho:

“Obrigada por todos os momentos maravilhosos que vivemos juntas! Você sem dúvida, fez a diferença na vida de muitas pessoas! Que você alegre o céu com esse sorriso fácil e lindo, esse jeito espontâneo que contagiava a todos por onde passava!”, disse Jéssica Schutz, em sua publicação.

Violência contra a Enfermagem é recorrente

Em 2022, o Conselho Federal de Enfermagem fez um levantamento para coletar dados sobre a dimensão do problema. Em apenas 10 dias, 834 trabalhadores responderam ao questionário e o resultado apontou que 144 profissionais indicaram que já foram agredidos fisicamente e 690, verbalmente. Caso o profissional sofra algum tipo de agressão, física ou verbal, ou mesmo ameaça, deve imediatamente registrar o fato na própria instituiçãofazer um boletim de ocorrência e exame de corpo de delito (se houver contato ou agressão física e notificar o Conselho Regional de Enfermagem.