Secretária de Saúde de SC, Enfermeira Carmen Zanotto lança programa para zerar fila de cirurgias eletivas ainda em 2023

Governo do Estado lança programa para zerar fila de cirurgias ainda em 2023. Foto: Cristiano Andujar / Secom

A enfermeira e Secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto, apresentou à imprensa nesta segunda-feira (6), o Programa Estadual de Cirurgias Eletivas. O objetivo é zerar, em até seis meses, a lista de espera por procedimentos cirúrgicos na rede pública de saúde do Estado. Carmen apresentou o programa ao lado do Governador de SC, Jorginho Mello.

O orçamento previsto é de R$ 235 milhões para o Fila Zero até 2026. Estão incluídas no Programa também as pessoas que aguardam por consultas cirúrgicas, exames e diagnósticos, assegurando atendimento prioritário aos pacientes oncológicos. Mais de 225 mil catarinenses serão diretamente beneficiados. Durante a apresentação a dirigentes de organizações de saúde do estado e à imprensa, a enfermeira e Secretária de Estado da Saúde apontou a situação atual, objetivos, diretrizes, prioridades, ações em andamento e as fontes de recursos do Programa.

Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de SC, Gelson Albuquerque, parabenizou a Secretária pela proposta apresentada.

“Não é aceitável que se naturalize essas filas de cirurgias eletivas; são pessoas que necessitam que o Estado crie as condições para melhorar suas vidas. Os usuários que perdem em filas por anos, sofrem. A categoria parabeniza a colega Secretária Carmen Zanotto por apresentar esse plano ousado. A Enfermagem continuará fazendo o seu papel e, a depender, das Enfermeiras, Técnicas e Auxiliares de Enfermagem esse plano atingirá seus objetivos.”, comentou o presidente.

Assim como o Governo de Santa Catarina, o Governo Federal também caminha no mesmo sentido com o objetivo de zerar as filas das cirurgias eletivas. Cerca de R$ 600 milhões serão destinados para estados e municípios na redução da fila de cirurgias, exames e consultas no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida integra a Política Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, lançada pela Ministra da Saúde Nísia Trindade e pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (6). “Torcemos para que os resultados melhorem a vida dos catarinenses”, ponderou o presidente do Coren-SC.

O Programa

Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde, o Grupo de Trabalho, criado no dia 13 de janeiro com a participação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde; rede hospitalar credenciada de prestadores de serviços, vinculada ao SUS (Ahesc, Fehosc e Fehoesc), além do colegiado de Consórcios Públicos de Santa Catarina, identificou os principais gargalos na lista de espera do sistema de regulação, levantou a capacidade contratualizada nos hospitais sob gestão estadual e a média de procedimentos dos últimos meses e identificou as fontes de recursos. Com isso, foi possível estabelecer as prioridades e as diretrizes do Plano, que já começou a ser executado pelos envolvidos.

PROGRAMA-ESTADUAL-DE-CIRURGIAS-ELETIVAS-2023 – Download

Diagnóstico – cenário atual

• Pacientes em fila de espera para cirurgias eletivas: 105 mil
  • Pacientes em fila de espera para cirurgias oftalmológicas ambulatoriais: 4,7 mil
  • Pacientes aguardando consultas com a especialidade cirúrgica: 117 mil
  • Média de cirurgias eletivas (dez/2021 a nov/2022): 8,7 mil/mês.
  • Taxa de não comparecimento em consultas cirúrgicas: 33,13%
  • Capacidade dos hospitais sob gestão estadual (91 contratos): 21 mil cirurgias eletivas/mês.

Confira a matéria completa no site do Governo do Estado de Santa Catarina

Texto: Secom – Governo de Santa Catarina