Joinville ganha bacharelado em Enfermagem no IFSC

Curso é o primeiro público e gratuito do norte catarinense.  Aulas começam já no segundo semestre.

LABORATÓRIO DE ENFERMAGEMCentro de excelência no ensino superior, Joinville ganha um reforço importante neste ano: o primeiro curso público de bacharelado em Enfermagem. A nova graduação será ofertada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que tem tradição na oferta de cursos na área de Saúde no Câmpus Joinville, como o técnico em Enfermagem, a especialização técnica em Saúde do Idoso, o superior de tecnologia em Gestão Hospitalar e diversos cursos de qualificação profissional.

A oferta atende a uma demanda regional, já que, atualmente, existem apenas três cursos de bacharelado em Enfermagem na rede pública de Santa Catarina: em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fundado em 1968, e em Chapecó, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), fundados em 2004 e 2010, respectivamente.

Enfermagem terá entrada anual – com 24 vagas no segundo semestre, aulas no período matutino, duração de dez semestres e carga horária total de 4.140 horas. As inscrições para a primeira turma, que terá seleção por vestibular, acontecem de 11 de abril a 15 de maio, no site do IFSC (www.ifsc.edu.br). A partir do ano que vem, as vagas serão ocupadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas inscrições serão de 8 a 19 de maio.

O curso superior de Enfermagem nasce com o aval do curso técnico em Enfermagem, que é ofertado pelo IFSC em Joinville desde 1995, quando ainda funcionava como extensão da unidade Florianópolis da então Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Reconhecido pela qualidade do corpo docente, infraestrutura e ações na comunidade, o curso técnico vai compartilhar com o bacharelado um dos laboratórios de Enfermagem mais bem equipados da rede pública de ensino do país, que contempla as áreas de semiotécnica, semiologia, clínica médica, clínica cirúrgica, centro cirúrgico, UTI, pediatria e ginecologia, anatomia e fisiologia humana.

Em 22 anos de funcionamento, o técnico já formou 900 profissionais, o que representa um público em potencial para o curso de graduação, junto com a demanda crescente no número de estabelecimentos de saúde. Somente a Secretaria Municipal de Saúde conta com três pronto atendimentos (PA), um centro especializado no tratamento de lábio leporino e fenda palatina e nove regionais de saúde. que englobam 56 unidades de saúde. Joinville tem ainda dois hospitais públicos de médio porte, dois hospitais privados, uma instituição filantrópica, uma maternidade, um hospital infantil e diversas clínicas particulares.

“Com a graduação em Enfermagem, buscamos ampliar o acesso ao ensino gratuito e de qualidade, fomentar a inclusão social, estimular o desenvolvimento regional integrado e assegurar o acesso ao ensino como fator decisivo para o desenvolvimento das capacidades sociais e econômicas da região”, enfatiza o diretor do Câmpus Joinville, Valter Vander de Oliveira.

Fonte: IFSC.