Fiscalização do Coren/SC atua com rigor na defesa da profissão e da assistência de qualidade

s equipes do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) têm atuado intensamente na fiscalização do exercício profissional e da qualidade na assistência à população, que inclui condições dignas de trabalho para a categoria, em todas as regiões de Santa Catarina. Diariamente os Enfermeiros Fiscais do Coren/SC, da sede, em Florianópolis, e das subseções de Lages, Chapecó, Joinville, Caçador, Criciúma e Blumenau visitam instituições públicas e privadas e, também, dão andamento às denúncias que chegam ao Conselho sobre diversas questões que envolvem a profissão.

Neste início de ano, um caso de falsificação de diploma de Enfermeiro está sendo investigado pela Polícia Federal a partir de denúncia feita ao Coren/SC que, com agilidade, encaminhou o processo para impedir o exercício ilegal da profissão e evitar riscos à sociedade. Os dados ainda não podem ser divulgados por questão de segredo de investigação. “O Coren/SC está atento e pronto a agir imediatamente às denuncias, é assim que temos trabalhado”, apontou a presidente do Conselho, Enfª Dra. Felipa Rafaela Amadigi. Trata-se de uma das centenas de ações do Coren/SC em seu papel cotidiano de garantir a valorização da Enfermagem através da vigilância constante do exercício profissional e da cobrança dos órgãos públicos e instituições privadas em relação às condições dignas de trabalho.

Em 2011, como outro exemplo, uma ação da fiscalização do Coren/SC no município de Xanxerê, notificou o SAMU Macrorrregião Extremo Oeste por ausência de profissional Enfermeiro/a nas 24 horas de trabalho da Unidade de Suporte Avançado de Vida do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Além da ausência de profissional, a fiscalização do Coren/SC verificou uma série de irregularidades em relação à estrutura física e condições de higiene. A partir do relatório da Enfermeira Fiscal Ana Paula da Rosa da Silva Serafini, da subseção de Chapecó, o Ministério Público Estadual e a Vigilância Sanitária Estadual interditaram o local onde os profissionais permaneciam durante o plantão. A ação do Coren/SC abriu caminho para a efetiva revisão daquela situação. “Ações como as dos exemplos citados, que incluem a atuação no setor público, privado e também nas escolas de formação profissional, mostram o empenho e a responsabilidade do Coren/SC com seu papel fiscalizatório”, aponta a presidente da Autarquia.