Dúvidas Frequentes

1) Como fazer minha inscrição no Coren/SC?

Para solicitar sua inscrição no Coren/SC é necessário trazer todos os documentos listados em nosso site (http://www.corensc.gov.br/principal/) e realizar agendamento prévio para o atendimento presencial.

O prazo de emissão da carteira é de 10 dias úteis.

Para informações sobre Reinscrição clique aqui e Inscrição secundária clique aqui.

Clique aqui para agendar horário para atendimento presencial.

 

2) É possível realizar minha inscrição online?

Para fazer sua inscrição no Coren/SC você pode iniciar seu processo online, realizando o pré-cadastro conforme orientações deste link: http://www.corensc.gov.br/pre-cadastro-online/

O pré-cadastro pode ser utilizado também para transferências, reinscrições, inscrições secundárias, remidas e registro de especializações.

O processo iniciado online precisará ser concluído pessoalmente, para que a carteira de identidade profissional seja emitida.

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3) Como posso transferir minha inscrição?

Se você deseja transferir sua inscrição do Coren/SC para outro Coren, você deve requerer a transferência no Conselho de destino, apresentando uma certidão de transferência que pode ser solicitada neste link: http://www.corensc.gov.br/certidao-de-transferencia/

Em até 2 dias úteis você receberá a certidão em seu email. Acompanhe também sua caixa de spam ou lixo eletrônico.

Já para transferir de outro estado para o Coren/SC, você deve apresentar os documentos listados aqui pessoalmente (mediante agendamento) ou iniciando o processo online pelo pré-cadastro.

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4) Como solicitar Inscrição Remida?

Para solicitar inscrição remida é necessário possuir 30 (trinta) anos, consecutivos ou não, de inscrição no sistema Cofen/Conselhos Regionais como Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem e/ou Enfermeira (o). Para mais informações clique aqui.

Você pode iniciar seu processo online, realizando o pré-cadastro conforme orientações deste link: http://www.corensc.gov.br/pre-cadastro-online/

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5) Como atualizar meu cadastro?

Em nosso site você pode atualizar seu endereço, telefone e e-mail. Você deve acessar o menu Serviços online > Atualização de endereço/contato. O acesso ao site é pelo seu número de inscrição (sem os pontos e sem os zeros que antecedem), CPF, sua data de nascimento e nome da sua mãe.

Para atualizar os dados siga as orientações abaixo:

E-mail: clique na caixa de texto e insira ou altere seu e-mail. Após, clique em Salvar (no fim da página).

Telefone: clique na palavra Residencial, Comercial ou Cel. para cadastrar seu telefone. Insira o contato e depois clique em concluir. Para inserir mais de um número, clique em adicionar.

Endereço: Ao lado do menu “Dados básicos”, clique em Endereços. Consulte seu CEP em nossa base de dados e complemente seu endereço. Selecione se o endereço é Residencial e para Correspondência. Ao finalizar, clique em Salvar. Caso seu CEP não seja localizado, entre em contato com o Coren/SC para realizar a alteração por email corenscvirtual@gmail.com ou entrar em contato pelo WhatsApp (48) 99156-9472 ou telefone (48) 3224-9091.

Obs: Não é possível excluir os endereços antigos, pois trata-se de um histórico.

ATENÇÃO: Para alterar nome, estado civil, filiação e demais dados é necessário comparecer pessoalmente com documento que comprove a mudança para que seja emitida uma segunda via da carteira de identidade profissional. Clique aqui para agendar horário para atendimento presencial.

 

6) Como posso renovar ou emitir segunda via da carteira de identidade profissional?

A renovação e a segunda via da carteira deve ser realizada pessoalmente, devido a coleta de assinatura e impressão digital, trazendo os documentos necessários:

  • Carteira de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Título de Eleitor;
  • Comprovante de residência.
  • Carteira do Coren atual;
  • Certidão de casamento ou averbação de separação/divórcio ou viuvez caso o nome e/ou estado civil tenham sido alterados;
  • Boletim de Ocorrência para os casos de perda, extravio, destruição, furto ou roubo da carteira de identidade profissional;
  • 01 (uma) foto 3X4, recente com fundo branco (na sede, em Florianópolis, é possível capturar foto durante o atendimento).
  • Estar adimplente junto ao Coren/SC;

Obs: Não há custo para renovação ou emissão de segunda via de carteira.

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 7) Como cancelar/suspender minha inscrição no Coren/SC?

O cancelamento e a suspensão temporária de inscrição podem ser solicitados pessoalmente, mediante agendamento, sendo necessário levar a carteira de identidade profissional e, para os casos de suspensão temporária, documento que comprove o afastamento do exercício da atividade profissional.

Durante a pandemia, os processos podem ser realizados também por email, seguindo as orientações constantes nos links a seguir:

SUSPENSÃO TEMPORÁRIA

CANCELAMENTO

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8) Como registrar uma empresa no Coren/SC?

O requerimento (impresso, assinado e digitalizado) e os documentos necessários (informados aqui) podem ser encaminhados para corenscvirtual@gmail.com

Após análise dos documentos pelo Departamento de Registro, Inscrição e Cadastro, você receberá por email o boleto para pagamento da taxa e orientações para conclusão do processo de registro de empresa/instituição.

Os documentos podem ser entregues também em nossa Sede ou Subseções.

 

9) Caso ainda tenha dúvidas com relação à inscrição no Coren/SC, o que faço?

Você pode navegar em nosso site para verificar se sua dúvida pode ser esclarecida. Em “Serviços online” e “Atendimento ao Profissional” você encontra links para os principais conteúdos. Caso ainda assim permaneça com dúvidas, você pode encaminhar email para corenscvirtual@gmail.com ou entrar em contato pelo WhatsApp (48) 99156-9472 ou telefone (48) 3224-9091.

1) Como emitir certidões?

Em nosso site, ao clicar em Atendimento ao Profissional, você terá acesso a todas as certidões. O acesso ao site é pelo seu número de inscrição (sem os pontos e sem os zeros que antecedem), CPF, sua data de nascimento e nome da sua mãe.

As certidões que solicitam o preenchimento de um formulário serão encaminhadas ao seu email. Acompanhe também sua caixa de spam ou lixo eletrônico.

 

2) Como emitir segunda via de boleto?

Para emitir novo boleto você deve acessar o menu Serviços online > Consultar ou imprimir boletos. O acesso ao site é pelo seu número de inscrição (sem os pontos e sem os zeros que antecedem), CPF, sua data de nascimento e nome da sua mãe.

A opção Consultar boletos impressos exibirá a relação de boletos que foram gerados, independente se já foram quitados ou não.

1) Como negociar meus débitos?

Os débitos podem ser negociados pessoalmente, na Sede e Subseções, mediante agendamento de atendimento, ou ainda por email, enviando solicitação de negociação informando nome e CPF para debitos@corensc.gov.br

Após proposta aceita, você receberá um termo de confissão de dívida para assinatura. Após assinatura e envio de cópia por email, você receberá o(s) boleto(s) para pagamento.

Para negociação por email você deve acompanhar também sua caixa de spam para visualizar eventuais emails que sejam classificados como lixo eletrônico.

O pagamento por cartão de crédito é possível somente pessoalmente.

Clique aqui para agendar horário para atendimento presencial.

 

2) Posso emitir certidão estando com débitos?

A certidão de regularidade financeira declara duas situações:

a) Certidão negativa de débitos – quando não há débitos de anuidades e taxas;
b) Certidão positiva com efeitos de negativa de débitos – quando os débitos foram negociados e a primeira parcela foi quitada.

Portanto, a emissão das certidões depende de baixa do pagamento no sistema, que ocorre sempre no dia útil seguinte ao pagamento.

1) O que é Anotação  de Responsabilidade Técnica?

Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos Serviços de Enfermagem é uma atribuição específica e inerente ao profissional Enfermeiro, que deve estar habilitado na forma da legislação vigente, e que responde tecnicamente pela assistência e qualidade dos serviços prestados sob sua responsabilidade.

 

2) O enfermeiro pode assumir a Responsabilidade Técnica (RT)  em mais de uma empresa?

Sim, a Resolução Cofen nº 509/2016 estabelece o limite máximo de 02 (duas) concessões de ART por enfermeiro, desde que não haja coincidência de horário de suas atividades como RT ou assistencial nas empresas/instituições/ensino as quais esteja vinculado. Clique aqui para ler na íntegra a Resolução Cofen nº 509/2016.

 

3) Como solicito Anotação da Responsabilidade Técnica?

É necessário encaminhar ao Coren/SC da sua região a documentação completa por correio.

Para acessar a lista de documentos necessários, clique aqui.

Após o envio e deferimento, sua solicitação será aprovada em Reunião Ordinária de Plenário (ROP), que ocorre uma vez por mês (Calendário de ROP).

 

4) Como retirar minha Certidão de Responsabilidade Técnica (CRT)? 

A CRT estará disponível para impressão no cadastro do profissional no site do Coren, logo após sua homologação em Reunião Ordinária de Plenário.

Para acessar seu cadastro, clique aqui. O acesso ao site é pelo seu número de inscrição (sem os pontos e sem os zeros que antecedem), CPF, sua data de nascimento e nome da sua mãe.

Caso sua CRT não esteja disponível, você pode entrar em contato com a(o) Enfermeira(o) Fiscal da sua região. Clique aqui para verificar os contatos.

 

5) Quanto tempo a Certidão de Responsabilidade Técnica é valida?

 Certidão de Responsabilidade Técnica (CRT) terá validade de um ano a partir da emissão, devendo ser renovada anualmente para estar ativa.

Enfatizamos que a CRT é cancelada automaticamente por falta de renovação, caso o profissional não solicite a renovação desta antes da data de vencimento. Fique atendo ao prazo!

Para maiores informações sobre a documentação, clique aqui.

 

6) Quando deve ser feito o cancelamento da CRT e como proceder para cancelar?

A CRT deve ser cancelada obrigatoriamente nos casos de desligamento da instituiçãomudança de função e afastamento superior a 30 dias. A responsabilidade de cancelar a CRT é do próprio Enfermeiro Responsável Técnico, que deve preencher o Requerimento de Cancelamento e entregá-lo na sede ou subseções do Coren/SC ou enviar no e-mail do Enfermeiro Fiscal responsável.

Enfatizamos que a CRT é cancelada automaticamente por falta de renovação, caso o profissional não solicite a renovação desta antes da data de vencimento.

Para imprimir o requerimento de cancelamento, clique aqui.

Clique aqui para verificar os contatos dos Enfermeiros Fiscais.

 

7) Como sei quais são as atribuições do Enfermeiro Responsável Técnico (RT)?

As atribuições do RT constam no Artigo  10 da Resolução Cofen nº 509/2016.

Para acessar a Resolução Cofen nº 509/2016 para leitura ou impressão, clique aqui.

 

8) Caso  ainda tenha dúvidas com relação à Responsabilidade técnica, o que faço?

Você pode enviar um e-mail para o Departamento de Fiscalização que responderá todas as suas dúvidas.

fiscalizacao@corensc.gov.br

Clique aqui para acessar as respostas técnicas relacionadas ao exercício ético-profissional fornecidas pelas Câmaras Técnicas do Coren/SC.