Coren|SC vai qualificar e aumentar fiscalização em 2011

No ano de 2011 o Coren|SC pretende investir intensamente na fiscalização. O Conselho dará andamento ao Programa de Educação Permanente do Departamento de Fiscalização e Ética. A proposta é trabalhar com uma política de formação e capacitação continuada dos fiscais do Conselho, profissionais de Enfermagem que atuam nas Comissões de Ética e Responsáveis Técnicos das instituições do Estado, qualificando ainda mais a atuação do Coren|SC, aproximando-se da categoria e fortalecendo a profissão.

O termo de convênio entre o Coren|SC e o Cofen, que liberará recursos financeiros para a implementação do Programa do Departamento de Fiscalização e Ética, já foi assinado pela presidente em exercício do Cofen, Dra. Julita Correia Feitosa. Em breve os recursos estarão em Santa Catarina.

De acordo com Tânia Soares Rebello, coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética do Coren|SC, trata-se de um trabalho essencial para melhorar a atuação dos fiscais, que têm como principal função acompanhar e fiscalizar o exercício da profissão. “O programa de formação continuada nos permitirá maior padronização de ações e mais garantia de valorização de profissionais de Enfermagem, ampliando a segurança do atendimento à população”, destaca Tânia.

Incremento de 80% nos indicadores de fiscalização

Entre os resultados esperados, está o incremento, até dezembro de 2011, de 80% nos atuais indicadores de fiscalização no que diz respeito à implantação de Comissões de Ética e concessão de Responsabilidade Técnica nas instituições de saúde que contam com o trabalho do/da profissional de Enfermagem. A abertura do programa aconteceu em dezembro, com a realização de um módulo que reuniu toda a equipe do Coren|SC, entre os dias 14 e 17, em Florianópolis.