Entidades catarinenses pedem que PL do Piso Salarial volte a tramitar

Em ofício encaminhado ao Deputado Federal Mauro Nazif (PSB/RO), autor do Projeto de Lei PL-04924/2009, que dispõe sobre o Piso Salarial do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira, o Coren|SC, a ABEn-SC, o SindPrevs/SC e o SindSaúde/SC solicitaram, conjuntamente, que o parlamentar providencie o desarquivamento do PL o mais brevemente possível. A solicitação partiu da informação sobre o arquivamento do Projeto, na data de 31/01/11, dentro dos termos do Artigo 105 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados. O Coren|SC imediatamente articulou as entidades de Santa Catarina e também encaminhou ofícios ao Cofen e à ABEn-Nacional solicitando reforço no pedido ao Deputado Federal Mauro Nazif.

No ofício encaminhado ao parlamentar, as entidades reafirmam que a proposição é de extrema importância, “considerando que a Enfermagem é uma profissão essencial e com forte impacto na qualidade dos serviços prestados em saúde. Trata-se de um trabalho que convive com a dor, com o sofrimento e a doença, desenvolvido em turnos ininterruptos, nos sábados, domingos e feriados, nas 24 horas dos 365 dias do ano. Essas características, aliadas às más condições de trabalho, muita responsabilidade e pouca valorização têm levado à insatisfação no trabalho, adoecimento e evasão profissional”.

Segundo a presidente do Coren|SC, Enfª Drª Denise Pires, a intenção das entidades é acompanhar de perto a tramitação do projeto na Câmara, assim como vem acontecendo com o PL 2295/2000, que dispõe sobre as 30 horas para a Enfermagem.