Reitora da UFSC assume compromissos com Enfermagem do HU

Acompanhados pela Presidente e Conselheiras do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), um grupo de Enfermagem do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, em Florianópolis, reuniu-se com a Reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, Profa. Dra. Roselane Neckel, para relatar a situação inadequada de trabalho e solicitar soluções. A regulamentação da jornada de trabalho em 30h semanais para a categoria, a realização de Concurso Público para contratação de mais profissionais de Enfermagem e mais investimentos em equipamentos e condições de trabalho foram as principais reivindicações.

“Estamos aqui para mostrar a nossa realidade e reivindicar melhores condições de trabalho para a Enfermagem. Temos um percentual alto de absenteísmo, muitos servidores se aposentando, além disso o cuidado em Enfermagem vem se tornando ao longo dos anos cada vez mais complexo”, resumiu a Coordenadora de Enfermagem da Clínica Médica do HU, Kelly Cristine Alves Pavanati.

Reunião UFSC

A Diretora de Enfermagem do HU, Enfermeira Eliane Matos, reforçou o discurso com números. “Hoje, temos a necessidade de contratar 237 trabalhadores para o HU. E nós não só não ganhamos como estamos perdendo profissionais dia a dia. Temos uma estimativa de 15 aposentadorias até o final do ano. As contratações pela FAPEU – Fundação de Amparo à Pesquisa Universitária (empresa terceirizada) não estão dando conta, porque como os salários estão defasados, os profissionais ficam um ou dois meses e já pedem demissão. Em maio, fechamos uma clínica por falta de profissionais e percebo que se não for tomada alguma solução teremos que fechar mais unidades. Estamos trabalhando com muitas Horas Plantões (APH), sobrecarregando os profissionais. Além disso, já gastamos de janeiro a junho orçamento do 2º semestre para pagar essas APHs. Por essa estimativa, é possível perceber que quando chegar ao final do ano, não teremos mais recursos para pagar essas APHs”.

O Diretor Geral do HU, Dr. Carlos Alberto Justo da Silva, complementou: “Hoje temos 100 leitos fechados dentro do HU. É praticamente um hospital fechado dentro do próprio hospital”. A Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, ressaltou que o Conselho identificou pelos cálculos de dimensionamento de pessoal déficit de 110 profissionais de Enfermagem, isso sem considerar as reposições que serão necessárias. “A Enfermagem precisa estar fortalecida, consolidada para continuar com a excelência dos serviços”, considerou.

Sobre a regulamentação da jornada de 30h semanais para a categoria, a Conselheira do Coren/SC Enfermeira Dra. Denise Pires lembrou que essa é a jornada adequada para os profissionais de Enfermagem. “Há 13 anos tramita no Congresso o Projeto de Lei para regulamentar a jornada de 30 horas semanais para os profissionais de Enfermagem. O projeto já foi aprovado no Senado e na Câmara dos Deputados e está pronto para inclusão na ordem do dia para votação. Diversos municípios e instituições já estão regulamentando a jornada de 30h. Solicitamos, então, para que o HU assuma legalmente essa jornada que já está fundamentada no artigo 7º da Constituição Federal. O Hospital Universitário de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, também já regulamentou essa jornada”. “É preciso pensar sobre as demandas da Enfermagem do HU, pois há risco de dano para saúde tanto do trabalhador quanto do usuário”, destacou a Enfermeira do HU e Conselheira do Coren/SC, Jaçany Prudente.

Após ouvir as demandas, a Reitora explicou que assim que recebeu a manifestação da Enfermagem do HU, por meio do ofício do Coren/SC, semanas atrás, sobre a regulamentação da jornada de trabalho de 30h semanais para a categoria, já encaminhou para um parecer da Procuradoria Federal. “Assim que obtiver resposta, repasso a vocês”, afirmou. Para atender às solicitações, a Reitora se comprometeu com outras três ações: 1) Diagnóstico – já na próxima semana encaminhará um profissional administrativo para construir em conjunto com a Enfermagem do HU um relatório de diagnóstico, identificando as necessidades por setores para definir soluções emergenciais e a longo prazo. 2) Plano de Expansão, que envolve recursos financeiros, humanos e físicos. Para isso, buscará interlocução direta com a Presidenta. 3) Concurso Público – já está agilizando para finalizar o edital e lançar o Concurso Público.

Na avaliação da Enfermeira do HU e Conselheira do Coren/SC, Jaçany Prudente, a reunião foi positiva. “Foi muito importante apresentarmos essas demandas da Enfermagem para a Reitora. E ficamos esperançosos com os compromissos assumidos”.
Também participaram da reunião: a Técnica de Enfermagem do HU, Tânia Regina Furtado Aguiar; a Enfermeira do HU, Luciana Mender; a Vice-Diretora do HU, Professora Maria Rovaris; a Vice-Reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lúcia Helena Pacheco; a Secretária de Gestão de Pessoas, Neiva Aparecida Gasparetto Cornélio; e o Chefe de Gabinete, Carlos Antonio Oliveira Vieira.