Enfermagem de Blumenau também se manifesta em passeata contra o Ato Médico e pela aprovação da jornada de 30h semanais para categoria

Durante os protestos realizados em Blumenau na quinta-feira (20 de junho) e na terça-feira (25 de junho), a Enfermagem esteve nas ruas para mostrar que está unida por melhorias para saúde pública do país.

Nas manifestações, o grupo defendeu a regulamentação da jornada de 30h semanais para a Enfermagem e posicionou-se contra o Projeto de Lei nº 268/2002, conhecido como Ato Médico.

O protesto de quinta-feira (20 de junho) teve participação da equipe do Coren/SC subseção Blumenau, representada pela Auxiliar Administrativa Giselly Bandeira, que aproveitou este momento de exercício de cidadania para conversar com a população sobre as lutas da Enfermagem brasileira, em especial no que diz respeito à luta pela aprovação da jornada semanal de trabalho de 30 horas para Enfermagem Brasileira (PL 2295/00).

Já na terça-feira (25 de junho), professores e acadêmicos da Universidade Regional de Blumenau (Furb) organizaram passeata com esse mesmo objetivo. Funcionários do Hospital Santa Izabel também aderiram à mobilização. Melhorias na saúde também estiveram na pauta de reivindicações dos demais manifestantes.

“As lutas dos profissionais de Enfermagem são justas e urgentes. Nós, profissionais de Enfermagem, temos muitas responsabilidades, mas condições inadequadas de trabalho. Essas condições são sentidas também pela população que reivindica melhoria na assistência. Igualmente não abriremos mão das conquistas da classe, as quais estão bem definidas em nossa Lei do Exercício Profissional, em vigor desde 1986”, ressaltou a Coordenadora do Curso de Enfermagem da Furb, Enfª Msc. Silvana Scheidemantel Schroeder.

Entenda como o Ato Médico pode impactar no trabalho dos profissionais de saúde