Enfermagem do Hospital Universitário veste-se de preto para protestar por melhores condições de trabalho

Os profissionais de Enfermagem do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, em Florianópolis, trocaram nesta segunda-feira (01º/07) o tradicional uniforme branco por vestimentas pretas em sinal de protesto por melhores condições de trabalho.

HU 2

O grupo – que recebeu apoio da Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Dra. Felipa Amadigi – manifestou-se também com cartazes, faixas, passeata e palavras de ordem. A manifestação se concentrou na frente da emergência do Hospital, percorreu as unidades do HU e seguiu para o prédio da Reitoria. “É um protesto para apresentar as reivindicações da Enfermagem, em apoio aos movimentos nacionais. As nossas reivindicações são: regulamentação da jornada de 30 horas para a Enfermagem, contra o Ato Médico, pela aprovação do Piso Salarial Nacional e discussão sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)”, detalhou a Coordenadora de Enfermagem da Clínica Médica do HU, Enfermeira Kelly Pavanati.

HU 1

Durante toda a manifestação, os profissionais de Enfermagem afirmavam em coro: “Sou da Enfermagem, quero melhoras, a gente pede 30h”. Ao chegar na Reitoria, uma nova chamada: “Reitora, 30h já. Se não a Enfermagem vai parar”. Como a Reitora estava em viagem de trabalho, o Chefe de Gabinete, Carlos Antonio Oliveira Vieira, providenciou na sequência audiência com a Vice-Reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lúcia Helena Pacheco; com o Diretor Geral do HU, Dr. Carlos Alberto Justo da Silva; e com a Secretária de Gestão de Pessoas, Neiva Aparecida Gasparetto Cornélio.

A Enfermeira Lícia Shiroma, representante dos trabalhadores, destacou que o objetivo da manifestação é a luta por melhores condições de trabalho, reposição de trabalhadores aposentados e aprovação das 30h semanais para Enfermagem do HU, entre outras reivindicações. A Presidente do Coren/SC entregou ofício em nome do Conselho e dos profissionais de Enfermagem da instituição para que a Reitora analise a regulamentação da jornada de 30h semanais para os profissionais de Enfermagem do HU. “Hoje, aproximadamente 45% dos Hospitais Universitários do país já praticam a jornada de 30h semanais para a categoria por entender que a natureza diferenciada do trabalho dos profissionais de Enfermagem necessita de condições especiais para o desenvolvimento das atividades. Os profissionais de Enfermagem atuam 365 dias por ano e nas 24h por para o cuidado do ser humano”, detalhou. Amadigi explicou que o Projeto de Lei nº 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho para os profissionais de Enfermagem, já foi aprovada em todas as Comissões do Senado e da Câmara dos Deputados e agora precisa ser inserido na Ordem do Dia para votação e aprovação. Depois, será encaminhado para sanção para Presidenta Dilma Rousseff.

HU Assinatura

Para o Diretor Geral do HU, Dr. Carlos Alberto Justo da Silva, a luta da Enfermagem para a jornada de 30h semanais para a categoria precisa continuar. “A melhor maneira para atender bem os pacientes é o profissional de saúde estar bem”, justificou. Cabe lembrar que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam a jornada de 30 horas semanais como condição indispensável para assistência segura e de qualidade.

A Diretora de Enfermagem do Hospital Universitário, Enfermeira Dra. Eliane Matos, citou dificuldades apresentadas na instituição e já constatadas pelo Coren/SC. “Muitos profissionais de Enfermagem estão se aposentando, outros de licença de férias e assim por diante, mas novos profissionais não estão sendo contratados. O cálculo de dimensionamento de pessoal apontou déficit de mais de 100 profissionais de Enfermagem. Se a contratação não chegar rapidamente, daqui a pouco teremos que fechar mais leitos”, alertou.

A Vice-Reitora da UFSC explicou que essas situações colocadas já são de conhecimento da Reitoria, que é sensível a essas questões e atitudes já estão sendo tomadas. “Tudo que pudermos fazer para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores de Enfermagem e aprimorar os serviços, vamos fazer. Estamos sempre dispostos a conversar, ouvir as demandas e nos propondo a buscar soluções. Já estamos preparando o Concurso Público para repor essas aposentadorias. Sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), estamos acompanhando essa situação e analisando”, frisou. “Nosso primeiro compromisso é com a população brasileira. Por isso, defendemos o HU 100% pelo Sistema Único de Saúde e pela aprovação da jornada de 30h semanais para a categoria em prol da assistência segura e de qualidade”, reiterou a Enfermeira do HU, Silvana Maria Pereira. Como encaminhamentos da audiência, a Enfermagem do HU solicitou reunião com a Reitora da UFSC.