Membros do Fórum Catarinense 30h Já unem esforços e argumentos contra contratação de Enfermeiros Júnior

DSC01253

Independente das competências das entidades representativas da Enfermagem, os membros do Fórum Catarinense 30h Já (formado por sindicatos, Associação, Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e Federação) são unanimes no posicionamento em relação à contratação de Enfermeiros como Enfermeiro Júnior. Para as entidades, essa contratação representa precarização e desvalorização do trabalho.

O grupo está debatendo medidas para coibir essa prática em todo o Estado. Em reunião nesta terça-feira (3 de dezembro) na sede do Coren/SC, em Florianópolis, os membros decidiram pela elaboração de carta das entidades sobre essa questão. “É muito importante unirmos forças para um único foco: o profissional da Enfermagem e consequente assistência segura e de qualidade”, frisou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi.

A Presidente do Coren/SC também sugeriu aos representantes dos sindicatos que elaborassem tabela de honorários dos serviços de Enfermagem. Amadigi ressaltou o intenso trabalho do Coren/SC de fiscalização às instituições onde trabalham profissionais de Enfermagem para cumprimento da legislação. “Somente neste ano, já foram mais de 2 mil fiscalizações às instituições e instauradas 46 ações civis públicas para exigir contratação de mais profissionais de Enfermagem”, destacou.

Os participantes da reunião propuseram que esses números de déficit de profissionais de Enfermagem nas instituições de saúde fossem apresentados a eles para o fortalecimento dos argumentos sindicais. Para a plena compreensão, a equipe do Coren/SC fará uma Oficina de Dimensionamento de Pessoal, especialmente para esse público, para que eles relembrem/aprendam a realizar o Cálculo, conforme preconiza a Resolução Cofen nº 293/2004.

Uma nova reunião do grupo está agendada para o dia 12 de fevereiro. Participaram do encontro representantes do: SindSaúde Florianópolis, SindSaúde Criciúma, SindSaúde Mafra, SindSaúde Joinville, Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina e Coren/SC.