30 horas é pauta de reunião entre representantes do Cofen, do Fórum e Ministro da Saúde

1(5)

O Sistema Cofen/Conselhos Regionais e demais entidades representativas da Enfermagem seguem na luta pela regulamentação da jornada de 30h semanais para os profissionais de Enfermagem (Projeto de Lei nº 2295/2000). Na semana passada, o Presidente Interino do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Osvaldo Albuquerque, e a Vice-Presidente, Irene Ferreira, juntamente com os demais representantes do Fórum Nacional 30 h Já, reuniram-se com o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, para negociar a regulamentação da jornada de trabalho em 30 h semanais para a categoria de Enfermagem.

O Ministro disse compreender a importância da regulamentação da jornada que trata o PL 2295/2000 e enfatizou que o assunto precisa ser estudado e debatido com as categorias profissionais, com o setor privado e com as Santa Casas, além da negociação com o próprio Governo.

O Presidente da Câmara, Deputado Henrique Eduardo Alves, também esteve no encontro e frisou a necessidade de se construir um acordo entre a categoria, o Governo e os deputados para que o tema possa ser incluído na pauta da Câmara. “O Legislativo tem consciência dos seus deveres e dos seus direitos”, destacou.

Nas próximas semanas membros do Fórum organizarão visitas à Câmara dos Deputados e orienta que os profissionais também façam essa cobrança junto aos Estados.

Ação de Santa Catarina pelas 30h
O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) aproveita todas as oportunidades para sensibilizar as autoridades para a aprovação do Projeto de Lei nº 2295/2000, que regulamenta a jornada de 30h para os profissionais de Enfermagem, bem como as demais lutas da Enfermagem.

No Dia E da Enfermagem (14 de março), Coren/SC e ABEn-SC (Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina) comandaram as mobilizações no Estado com a participação de autoridades e profissionais de Enfermagem presentes na abertura da 3ª edição do Curso de Formação de Lideranças, em Blumenau. O resultado das mobilizações foi apresentado, por ofício, aos Deputados Federais e Senadores Catarinenses, sensibilizando-os para as lutas da Enfermagem.

Fonte: Cofen com adaptações do Coren/SC