30h: Enfermagem de Santa Catarina cobrará Dilma Rousseff pelo compromisso assumido em 2010 com a categoria

Nas três cidades catarinenses que serão visitadas pela Presidenta Dilma Rousseff nesta sexta-feira (6 de junho), os profissionais de Enfermagem estarão mobilizados para lembrá-la do compromisso assumido, em 2010, com a categoria pela regulamentação da jornada de trabalho em 30 horas semanais para Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

Em Florianópolis, os membros do Fórum Catarinense 30h Já imprimiram em tamanho gigante a carta-compromisso assinada por Dilma Rousseff na época da campanha presidencial. Coincidentemente, a carta foi divulgada aos profissionais de Enfermagem em evento no Centrosul, mesmo local onde a Presidenta Dilma participará de agenda, quase quatro anos depois. A concentração será a partir das 13h30min na passarela que dá acesso ao Centrosul. Em um dos trechos da carta, Dilma ressaltou: “(…) assumo com vocês, se eleita Presidente da República, o compromisso de apoiar a aprovação de iniciativas legislativas que garantam a jornada de trabalho de 30h semanais para os profissionais de Enfermagem, como o Projeto de Lei nº 2295/2000 na Câmara dos Deputados, bem como as medidas necessárias para sua implementação, uma prática já presente em vários municípios e estados brasileiros”.

No Sul do Estado, os trabalhadores de Enfermagem estarão concentrados por volta das 16h na Ponte de Laguna com faixas e camisetas que pedem a regulamentação da jornada de trabalho em 30h semanais para a categoria.

Em Concórdia, Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem da região Oeste e Meio-Oeste vão se reunir pela manhã em ponto estratégico com materiais informativos para dar visibilidade a essa luta da categoria.

As manifestações são coordenadas pelos representantes do Fórum Catarinense 30h Já, formado pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC), SindSaúde, Sindprevs/SC (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal no Estado de Santa Catarina) e Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina (FETESSESC).

30h para a Enfermagem
A regulamentação da jornada de 30h semanais é uma luta antiga da categoria. O projeto de lei nº 2295/2000, que trata do assunto, já foi aprovado por todas as Comissões do Senado e da Câmara Federal e agora precisa ser colocado na ordem do dia da Câmara para votação.
A jornada de 30h semanais para os profissionais de Enfermagem é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como a mais adequada para assistência segura e de qualidade.