17º CBCENf: Coren/SC destaca publicações da Coleção Coren/SC Orienta e lembra luta pela jornada de 30h semanais

Na abertura oficial do 17º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENf), o Coren/SC reiterou a luta dos profissionais de Enfermagem pela jornada de trabalho de 30h semanais para a categoria. Com camisetas das 30h, a delegação catarinense fez ecoar o grito de todos para que a jornada seja regulamentada com urgência: “30h já! 30h já”. O 17º CBCENf aconteceu em Belém (PA) de 6 a 9 de agosto de 2014.

DSC02152
No estande catarinense, o foco foi a formação, que representa um dos eixos da Gestão do Coren/SC para instrumentalizar os profissionais de Enfermagem para cuidados seguros e de qualidade. Para tanto, o Coren/SC firmou parcerias com o Senac e ABEn-SC para oferta de cursos gratuitos aos profissionais de Enfermagem. Entre as atividades já desenvolvidas, elencam-se: Oficinas de Dimensionamento de Pessoal; Formação de Lideranças em Enfermagem; Oficinas de Pop e Protocolo; Encontro de Responsáveis Técnicos; Palestras na Semana Brasileira de Enfermagem; Curso de Cuidado de Feridas; Curso sobre Segurança do Paciente; Curso Saúde do Trabalhador; Curso Traumatismo Crânio-Encefálico; Orientações sobre ética profissional; e Publicações da Série Cadernos Enfermagem e da Coren/SC Orienta.

DSC02165-cA equipe de Santa Catarina distribuiu exemplares da publicação Coleção Coren/SC Orienta – Comissões de Ética de Enfermagem das Instituições de Saúde. O livro, lançado neste ano, orienta os profissionais de Enfermagem para formarem Comissões de Ética de Enfermagem nas instituições. A publicação também está sendo entregue aos profissionais de Enfermagem de Santa Catarina, assim como o primeiro volume da Coleção “Anotação da Responsabilidade Técnica do Profissional Enfermeiro”.

Outro material apresentado pelo Coren/SC no Congresso foi a Série Cadernos Enfermagem, que traz informações sobre a legislação profissional e saúde do trabalhador. Todas as publicações do Coren/SC estão disponíveis on-line no site do Conselho – Biblioteca Virtual.

O participante do Congresso Enfermeiro João Paulo Ferreira, Coordenador Distrital Sanitário Especial Kaiapo (PA), considerou essencial esse trabalho de orientação desenvolvido pelo Coren/SC. “Antes tínhamos uma visão que o Conselho era um órgão só fiscalizador, mas agora percebemos que as parcerias com outras entidades representativas da Enfermagem são essenciais para aprimorar a assistência da Enfermagem prestada”.

Para a Conselheira do Coren/SC, Nelyr de Fátima Filipini, o 17º CBCENf representa excelente oportunidade para profissionais e estudantes de Enfermagem para atualização. “O 17º CBCENf, realizado anualmente pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais, apresenta vasta programação científica. É oportunidade também para a troca de conhecimentos e experiências profissionais”, avaliou.